🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que neta de Dercy Gonçalves usou camisa com palavrão contra Lula ao ser vacinada

Por Priscila Pacheco

10 de maio de 2021, 19h01

Não é verdade que uma neta da comediante Dercy Gonçalves (1907-2008) foi vacinada contra a Covid-19 usando uma camisa com palavrões contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus apoiadores, como alegam posts nas redes (veja aqui). Além de a mulher que aparece na foto não ser parente da artista, a estampa da camisa foi manipulada digitalmente. Na imagem original, o xingamento se dirigia ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A montagem com a alegação enganosa contava com ao menos 20.800 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (10) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona). A imagem também tem circulado no Twitter.


Foda-se Lula. E, se você gosta dele, foda-se você também. Neta de Dercy Gonçalves foi vacinar com esta camisa. Apoiada.

Publicações nas redes sociais usam uma foto manipulada digitalmente para espalhar a alegação enganosa de que uma neta da comediante Dercy Gonçalves teria ido se vacinar usando uma camisa com xingamentos contra o ex-presidente Lula e seus apoiadores.

A imagem mostra, na realidade, Célia Mariana Santos de Oliveira, de 73 anos, que foi se vacinar em Aracaju (SE) com uma roupa com xingamentos direcionados ao presidente Jair Bolsonaro. A imagem foi registrada por um familiar da idosa no dia em que ela tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19 e viralizou nas redes sociais em março deste ano.

Foto original (esquerda) foi adulterada e tem sido publicada nas redes sociais como o nome de Lula (direita)

Ao Aos Fatos, Gabriel Emílio Dias Santos, sobrinho da mulher que aparece na foto, disse que ela não tem qualquer parentesco com Dercy Gonçalves.

Referências:

1. Itaú Cultural
2. Folha de S. Paulo


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.