É falso que morte de traficante pela polícia foi noticiada como se fosse por Covid-19

Compartilhe

Uma montagem que circula nas redes sociais engana ao sustentar que a GloboNews noticiou que a morte de um traficante pela polícia teria sido causada por Covid-19 (veja aqui). A informação falsa foi inserida digitalmente na tarja inferior de uma imagem da TV captada em fevereiro de 2019, quando a emissora reportava as fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro na época.

A imagem adulterada tem sido compartilhada nas redes por perfis pessoais e páginas no Facebook e alimentam a narrativa de que mortes por diversas causas estariam sendo notificadas como se fossem decorrentes do novo coronavírus. Juntas, as publicações sobre a morte do traficante acumulavam mais de 12 mil compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (30). Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação desta última plataforma (saiba como funciona).


FALSO

Não é verdade que a GloboNews noticiou a morte de um traficante após confronto com a polícia como se fosse por Covid-19. A reprodução de uma imagem de noticiário da emissora tem circulado nas redes sociais com a tarja na parte inferior adulterada com a informação falsa. A original é de fevereiro de 2019, quando a emissora reportou temporais no Rio de Janeiro.

Conforme pode ser verificado no vídeo original (imagem inferior na comparação), a cena usada na peça de desinformação trazia escrito na tarja: “Decretado Estágio de crise; 2 mortes confirmadas”. Naquela época, por causa do temporal, a prefeitura do Rio de Janeiro pediu que a população ficasse em casa e evitasse deslocamentos. As chuvas daquela quarta-feira (6 de fevereiro), que foram acompanhadas de ventos de até 110 km/h, deixaram sete mortos.

A publicação com a montagem vem sendo compartilhada nas redes desde o final de semana e sugere que a imprensa estaria inflando o número de mortos em decorrência da Covid-19 para aumentar a gravidade da pandemia. No domingo (29), o Aos Fatos desmentiu que a morte de um borracheiro por acidente de trabalho em Recife (PE) teria sido usada pelo governo do estado para inflar estatísticas oficiais de letalidade do novo coronavírus.

Referências:

1.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima