🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que menino disse a Lula que Bolsonaro não deixou o Brasil quebrar

Por Marco Faustino

31 de agosto de 2021, 14h02

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que um menino disse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento na Bahia na quarta-feira (26) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não deixou o Brasil quebrar (veja aqui). O áudio do vídeo exibido pelas publicações foi editado. Na realidade, a criança disse que o país estaria a salvo se o petista estivesse no poder.

O conteúdo enganoso reunia ao menos mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (31) e foi sinalizado como FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona). A peça desinformativa também circulou no TikTok e no YouTube.


Não é verdade que um menino tenha dito ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento com o movimento negro na Bahia em 26 de agosto que, sem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Brasil teria quebrado. As postagens com essa alegação trazem um vídeo com o áudio editado. No original, a criança afirma que o país estaria a salvo se o petista estivesse no poder.

O que o menino, apresentado no evento como Nícolas, disse foi:

Boa tarde, companheiros e companheiras. Tudo bem? Hoje eu vou falar que Bolsonaro está destruindo o nosso país. Se Bolsonaro não entrasse... Entrasse… Se Bolsonaro destruir nosso país, nosso país vai tá quebrado. Se não fosse Bolsonaro tá no… de estar no lugar de Lula, nosso país iria estar salvo, porque Lula é o melhor de todos. Nosso metalúrgico, nosso presidente, nosso guerreiro dos negros. Vamos todos gritar, guerreiro dos negros. Esse racista só sabe discriminar negro. Esse genocida, só mata as pessoas, ele sempre anda com sangue nas mãos. Insano, sem noção. E é sério, eu estou falando a verdade. Esse genocida continua matando. Ele mata e não quer nem saber de pensar no próximo para ajudar. Odeia... Ele odeia sabe o quê? Os pobres, que não têm nem uma casa, nem dinheiro. Se fosse que nem Lula, o país estaria salvo, mas não, parece até o guerreiro, parece até o guerreiro que mata tudo. Esse [aponta para Lula] que é o verdadeiro guerreiro."



Para fazer crer que o menino se referia a Bolsonaro, o áudio da peça de desinformação emenda a saudação “Boa tarde, companheiros e companheiras, tudo bem?" com os trechos “Se não fosse Bolsonaro tá no… de estar no lugar de Lula”, “nosso país iria estar quebrado”, “E é sério, estou falando a verdade” e “esse que é o verdadeiro guerreiro”.

Referências:

1. YouTube


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.