É falso que manifestantes exibiram faixa com frase 'Fora Bolsonaro, o resto é tudo ladrão'

Por Priscila Pacheco

5 de outubro de 2021, 13h44

Não é verdade que manifestantes exibiram uma faixa com a frase “Fora Bolsonaro, o resto é tudo ladrão” no protesto pelo impeachment do presidente, em São Paulo (SP), neste sábado (2). A foto que circula em posts nas redes sociais (veja aqui) é uma montagem. No registro original, veiculado pelo G1, o material traz apenas a expressão "Fora Bolsonaro".

Postagens com a foto manipulada acumulavam ao menos 1.500 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (5).


Uma imagem registrada no protesto de sábado (4) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em São Paulo (SP) foi manipulada para inserir a frase “Fora Bolsonaro, o resto é tudo ladrão” em uma faixa erguida por manifestantes. A foto original, publicada pelo G1 no site e no Twitter, mostra que a citação no material era “Fora Bolsonaro!!!”.

A faixa foi levada ao protesto pelo Bloco Tricolor Antifa, um grupo de torcedores do São Paulo, que também publicou fotos da faixa em diferentes ângulos nos dias 2 e 3 de outubro (veja aqui e aqui), e desmentiu a peça desinformativa.

A Lupa e a AFP Checamos também verificaram como falsa esta montagem.

Referências:

1. G1 (Fontes 1 e 2)
2. Twitter Bloco Tricolor Antifa (Fontes 1, 2 e 3)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.