🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula usava tornozeleira eletrônica no debate da Globo

Por Priscila Pacheco

30 de setembro de 2022, 16h20

Não é verdade que o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usou uma tornozeleira eletrônica durante o debate da Globo, na quinta-feira (29), como mostram postagens (veja aqui). O objeto foi inserido digitalmente na imagem que circula nas redes sociais, os vídeos originais do debate não mostram nenhum aparelho e Lula não tem pendências na Justiça.

As postagens enganosas contam com ao menos 10 mil retuítes no Twitter e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (30).


Selo falso

Seu candidato LULA usar TORNOZELEIRA. É isso que você quer pra o BRASIL!? O Brasil não merece um ex-presidiário que confessou em rede nacional que no seu governo teve CORRUPÇÃO. Lula NÃO. Ele NÃO

Imagem compartilhada nas redes é uma montagem que inseriu digitalmente um tornozeleira do ex-presidente Lula durante debate na Globo

A imagem que mostra o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, com uma tornozeleira eletrônica durante o debate realizado na quinta-feira (29) na Globo é uma montagem. As imagens originais mostram que Lula não usava nenhum aparelho no tornozelo.

Confira as imagens abaixo:

Frame do vídeo original que mostra perna esquerda de Lula sem tornozeleira
Tornozeleira não existe. Imagem retirada do vídeo comprova que Lula não usava equipamento na perna esquerda (Reprodução/TV Globo)

Frame de vídeo mostra as duas pernas de Lula sem tornozeleira
Outro ângulo. Ao ver as duas pernas do ex-presidente, não se identifica nenhuma tornozeleira eletrônica (Reprodução/TV Globo)

Lula não tem condenações na Justiça, portanto, não teria motivos para usar uma tornozeleira eletrônica. Entre abril de 2018 e novembro de 2019, ele ficou preso por 580 dias na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após duas condenações por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, anuladas pelo STF em março de 2021.

Leia mais
Checamos O que é falso e o que é fato em declarações de Lula sobre absolvições na ONU e na Justiça

Mesmo após as condenações posteriormente canceladas, Lula nunca usou tornozeleira eletrônica. Em discurso realizado em 17 de novembro de 2019, no Recife, o ex-presidente disse que não aceitaria usar o equipamento para mudar do regime fechado para o semiaberto, como havia sugerido o Ministério Público Federal à época.

Referências:

1. G1
2. Folha de S.Paulo (Fontes 1 e 2)
3. UOL


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.