🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula propõe criação de banheiro infantil unissex caso eleito

Por Priscila Pacheco

5 de outubro de 2022, 18h09

Não é verdade que o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, propõe a criação de banheiros infantis unissex se for eleito, conforme insinuam postagens nas redes sociais (veja aqui). Não há qualquer menção a essa proposta nas diretrizes da chapa petista registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e a campanha do ex-presidente desmentiu a alegação. As publicações mostram uma placa de Campinas (SP), onde as escolas infantis contam com banheiro infantil unissex com fraldário para crianças de até três anos de idade.

As postagens com essa alegação enganosa contam com ao menos 16 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (5).


Selo falso

.

Postagem mostra placa de banheiro infantil unissex em Campinas e insinua que se trata de uma proposta de Lula

Publicações nas redes sociais divulgam a foto de uma placa de banheiro infantil unissex para insinuar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende implantar esse tipo de sanitário, se eleito. O suposto projeto não consta nas diretrizes registradas pelo candidato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nem foi citado em discursos de campanha.

Em nota, a assessoria de imprensa do petista diz que não há nenhuma intenção de implantar essa proposta. Além disso, não existem projetos de lei sobre banheiros unissex infantis apresentados por parlamentares petistas ou por algum partido da coligação do candidato.

O Aos Fatos não conseguiu identificar a origem e a data da imagem, mas é possível ver que a placa destacada nas postagens enganosas tem o logo da gestão anterior da prefeitura de Campinas (SP). A marca atual tem um pássaro.

A Secretaria Municipal de Educação não reconheceu onde está a sinalização, mas informou que todas as escolas de educação infantil da rede municipal de ensino têm banheiro único com trocador de fraldas dentro das salas de aulas para crianças com até três anos de idade. Já para as crianças acima dessa faixa etária, os sanitários são divididos entre feminino e masculino.

A pasta ressaltou que, em casos específicos, pais e professores são ouvidos para que se adote a melhor opção para todos.

Referências:

1. TSE (Fontes 1 e 2)
2. Câmara de Deputados
3. Prefeitura de Campinas


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.