É falso que Lula ordenou que Marinha acionasse porta-aviões

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) deu uma ordem à Marinha para preparar um porta-aviões, mas foi lembrado por oficiais de que o Brasil não tem esse tipo de embarcação. A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência negou que o petista tenha dado qualquer determinação similar. Também não há registros do pedido na imprensa ou em canais oficiais.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam cerca de 220 mil curtidas no Instagram, 80 mil visualizações no X, 15 mil compartilhamentos no Facebook e 20 mil visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (12).

LULA DÁ ORDEM À MARINHA PARA PREPARAR PORTA-AVIÕES, MAS É LEMBRADO QUE O BRASIL NÃO TEM

Imagem em formato vertical. No topo, há uma fotografia de duas pessoas em primeiro plano. À esquerda, aparece um homem usando uniforme militar verde-escuro e um boné com faixa dourada, inclinado em direção à outra pessoa, como se estivesse falando. À direita está Lula, um homem idoso, de pele clara, cabelos brancos e barba branca, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata, com o rosto voltado para a frente e uma das mãos levantada, com o dedo indicador estendido. O fundo da foto é desfocado, em tons neutros. Abaixo da imagem, sobre um fundo preto, há um texto que diz: ‘Lula dá ordem à Marinha para preparar porta-aviões, mas é lembrado que o Brasil não tem’.

Publicações enganam ao afirmar que Lula teria dado uma ordem à Marinha para preparar um porta-aviões e então sido alertado de que o Brasil não possui uma embarcação do tipo. Não há qualquer registro da fala na imprensa e nos canais oficiais do governo e das Forças Armadas. A Secom também desmentiu a alegação em nota enviada ao Aos Fatos.

É fato, porém, que o país não possui um porta-aviões. Atualmente, a Marinha conta apenas com o modelo A-140 NAM Atlântico, um porta-helicópteros de origem britânica.

Em entrevista a um canal no YouTube no início de 2024 (veja abaixo), o comandante da força, o almirante Marcos Sampaio Olsen, afirmou que Lula teria expressado a ele o desejo de ter uma embarcação do tipo operando novamente, como em seu primeiro mandato.

O militar, porém, teria respondido que a aquisição não seria viável, pois não haveria meios de operar o porta-aviões. “Não tenho recursos no custeio para combustível, para manutenção”, afirmou Olsen na entrevista.

Em busca nas redes e na imprensa, Aos Fatos não encontrou registros de discursos e entrevistas em que Lula tenha expressado publicamente a intenção de adquirir um porta-aviões.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou registros da suposta declaração do presidente Lula em discursos, entrevistas, comunicados oficiais e na cobertura da imprensa, sem encontrar qualquer evidência. Também foram analisadas declarações públicas do comandante da Marinha, o almirante Marcos Sampaio Olsen.

A reportagem entrou então em contato com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, que negou oficialmente a existência de qualquer ordem relacionada.

Compartilhe

Leia também

falsoOMS não alertou para risco global de infecção pelo Nipah após Carnaval

OMS não alertou para risco global de infecção pelo Nipah após Carnaval

O que é o vírus Nipah, como ele é transmitido e quais os riscos para o Brasil

O que é o vírus Nipah, como ele é transmitido e quais os riscos para o Brasil

How Big Tech Lobbying Shaped Brazilian Lawmakers’ Positions on AI Rules

How Big Tech Lobbying Shaped Brazilian Lawmakers’ Positions on AI Rules

fátima
Fátima