É falso que Lula e Dilma nunca se hospedaram na Blair House, nos EUA

Compartilhe

Não é verdade que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) nunca se hospedaram na Blair House, palácio do complexo da Casa Branca, em Washington, que é usado para acomodar chefes de Estado em visita oficial ao presidente americano. Os petistas foram hóspedes da casa em 2007 e 2015, respectivamente. Além deles, outros seis presidentes brasileiros já ficaram no local: João Goulart (1962), Costa e Silva (1967), Médici (1971), Figueiredo (1982), Collor (1990) e FHC (1995).

A informação falsa constava em texto publicado pelo site Diário do Brasil sobre a viagem oficial do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aos EUA, iniciada nesta semana. O capitão reformado ficou hospedado na Blair House.

Após contato do Aos Fatos, o site removeu a desinformação do texto. Assim, a marcação feita na ferramenta de verificação do Facebook para esta publicação foi retirada. A classificação com o selo FALSO permanece para posts que ainda reproduzem o conteúdo enganoso naquela rede social (entenda como funciona).


FALSO

Dilma e Lula nunca se hospedaram nesse palácio [Blair House]. Ambos ficavam em hotéis 5 estrelas e torravam milhões e milhões do dinheiro público.

Ao repercutir o anúncio feito pelo presidente Bolsonaro de que ficaria hospedado na Blair House em visita oficial ao EUA, o site Diário do Brasil publicou uma informação falsa: “Dilma e Lula nunca se hospedaram nesse palácio. Ambos ficavam em hotéis 5 estrelas e torravam milhões e milhões do dinheiro público”.

Isso não é verdade: Lula, Dilma ficaram, sim, hospedados na Blair House em visitas oficiais aos mandatários americanos. Lula foi instalado no local em 2007 e Dilma Rousseff dormiu na casa em 2015.

Além dos petistas, outros seis presidentes brasileiros já foram hóspedes da Blair House. Collor ficou no palácio em 1990 e FHC e sua esposa, Ruth Cardoso (1930-2008), hospedaram-se em 1995. Antes deles, João Goulart (1962), Arthur da Costa e Silva (1967), Emilio Garrastazu Médici (1971) e João Figueiredo (1982) foram acomodados na casa, como mostra o registro de hóspedes da Blair House entre 1945 e 2015.

Pedro Leão Veloso, ministro de Relações Exteriores de Getúlio Vargas, e o vice-almirante Jorge Dodsworth, ministro da Marinha de José Linhares e Eurico Gaspar Dutra também se hospedaram na Blair House em 1945 e 1946, respectivamente.

A estadia na Blair House é comum em visitas de chefes de Estado. Segundo o Departamento de Estado dos EUA, em três dos cinco tipos de visitas existentes — visita de estado, visita oficial e visita oficial de trabalho — é oferecida uma estadia no palácio.

Na noite desta segunda-feira (18), o Diário do Brasil respondeu por e-mail ao contato feito por Aos Fatos. O site informou que a desinformação foi removida e que o editor responsável pela publicação foi advertido.


Esta checagem foi atualizada às 18h07 de segunda-feira (18) para incluir informações do registro de hóspedes da Blair House.

Esta checagem foi atualizada às 9h42 de terça-feira (19) para incluir a resposta do site Diário do Brasil.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça