🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula disse que agronegócio deve ser ‘eliminado da Terra’

Por Luiz Fernando Menezes

5 de agosto de 2022, 15h59

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não disse que o agronegócio deve ser “eliminado da Terra”, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). Não há registro de que o petista tenha dito algo semelhante, e a sua assessoria nega a autoria da declaração. No documento lançado em junho que traz as diretrizes do programa de governo da candidatura de Lula, constam ações para impulsionar a agenda agropecuária.

Até esta sexta (5), a publicação enganosa acumulava cerca de 20 mil curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook. A peça também circula no WhatsApp, no qual não é possível estimar seu alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Agronegócio deve ser eliminado da Terra, diz Lula e MST.

Título é enganoso ao sugerir que Lula disse que agronegócio deve ser eliminado

Não há registro de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha dito que o agronegócio brasileiro “deve ser eliminado da Terra”. O Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração semelhante do petista na imprensa ou em seus últimos discursos. Em nota, a assessoria de Lula negou a afirmação presente na postagem. O desmentido também foi publicado no site oficial do pré-candidato.

Nas diretrizes do programa de governo do petista, divulgadas em junho, as passagens relacionadas ao agronegócio citam incentivos ao setor:

  • “Fortalecer a produção agrícola, nas frentes da agricultura familiar, agricultura tradicional e do agronegócio sustentável”;
  • “Agregar valor à produção agrícola, com a constituição de uma agroindústria de primeira linha, de alta competitividade mundial, e fortalecer a produção nacional de insumos, máquinas e implementos agrícolas, fomentando o desenvolvimento do complexo agroindustrial”.

A alegação falsa surgiu a partir da distorção de um texto de opinião do articulista José Roberto Guzzo, intitulado “O que Lula fará ao agronegócio brasileiro, a pedido do MST”, publicado no jornal Gazeta do Povo no dia 1º de agosto. Guzzo opina que a relação do petista com o MST é danosa ao setor, mas não atribui ao ex-presidente a frase “agronegócio deve ser eliminado da terra”, como sites afirmaram posteriormente.

Essa peça de desinformação também foi checada pela Reuters e pelo Boatos.org.

Referências:

1. Aos Fatos
2. Lula.com.br (1 e 2)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.