🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula disse no Twitter que bolsonaristas não conhecem um ‘quadritongo’

Por Luiz Fernando Menezes

7 de junho de 2022, 15h30

Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu em seu perfil oficial no Twitter que bolsonaristas só sabem criticar Paulo Freire, mas não sabem o que é “ditongo, tritongo e um quadritongo” (veja aqui). Aos Fatos não encontrou registro de publicação semelhante do ex-presidente em seu Twitter ou na imprensa. As peças de desinformação usam uma montagem com a foto e o nome usados por Lula no Twitter, mas o seu nome de usuário está errado — é @LulaOficial, com O maiúsculo, não “Lula oficial”.

A postagem enganosa conta com mais de 30 mil visualizações no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (7).


Selo falso

Tweet falso do Lula no qual ex-presidente disse existir ditongo, tritongo e quadritongo

Lula não publicou em seu Twitter que bolsonaristas não sabem nem o que é um “ditongo, tritongo e um quadritongo”, como afirmam postagens. Não há nenhum tweet semelhante no perfil oficial do ex-presidente. A peça copia o nome de usuário do presidente, o selo de verificação e um avatar anteriormente usado por ele, mas há um indício de manipulação: o nome de usuário que aparece é “Lula oficial” sem arroba, com espaço entre as palavras e a letra o em minúsculo. O verdadeiro é “@LulaOficial” (veja abaixo).

Comparação mostra que tweet falso não tem a arroba oficial do ex-presidente.
Comparação. Tweet falso tem “Lula oficial” no nome de usuário, não “@LulaOficial”

Em busca por relatos da suposta gafe de Lula ao citar o quadritongo — um encontro vocálico que não existe —, o Aos Fatos não encontrou nenhum resultado. O falso tweet só aparece em sites de humor ou em outras publicações nas redes sociais.

O Aos Fatos também contatou o responsável pelo projeto 7c0, que arquiva postagens de políticos no Twitter, mas não foi identificada nenhuma menção à palavra “quadritongo” relacionada a Lula. O projeto não monitora o perfil do ex-presidente, mas arquiva publicações de deputados e senadores petistas e de outros partidos de esquerda que costumam compartilhar ou comentar em publicações de Lula.

Na “Moderna Gramática Portuguesa”, o filólogo Evanildo Bechara ensina que “ditongo é o encontro de uma vogal e de uma semivogal, na mesma sílaba: pai, mãe, água, cárie, mágoa, rei”. Ditongos podem ser crescentes ou decrescentes, a depender da posição da vogal e da semivogal, e orais ou nasais.

Já “tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais numa mesma sílaba” e pode ser oral ou nasal, segundo Bechara. Ele cita como exemplos “paraguaio”, “saguões”, “apaziguou”, entre outros.

Na obra não há qualquer menção a “quadritongo” que, de fato, não existe na norma culta da língua portuguesa.

Referências:

1. Twitter (@LulaOficial)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.