É falso que Lula disse estar feliz pela volta do Talibã por ser uma derrota para os EUA

Compartilhe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não disse que, apesar de lamentar pelas mulheres, estava feliz com o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão por significar uma derrota dos EUA, como alegam nas redes (veja aqui). Não há registros de que ele tenha feito comentário similar a esse e a assessoria do petista desmentiu a autoria da declaração.

A peça de desinformação reúne ao menos 5.775 compartilhamentos no Facebook e foi sinalizada como FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (Saiba como funciona).


“Lamento que as mulheres estejam sofrendo com o Talibã, mas eu estou feliz porque o Talibã representa uma derrota dos EUA”

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse: “lamento que as mulheres estejam sofrendo com o Talibã, mas eu estou feliz porque o Talibã representa uma derrota dos EUA”, como sustentam as postagens checadas. Aos Fatos não localizou registros de declarações idênticas ou similares a essa que tenham sido proferidas pelo petista desde que o grupo fundamentalista retomou o poder no Afeganistão, em 17 de agosto. Além disso, a assessoria de imprensa do político desmentiu a autoria.

Nas redes sociais, na imprensa e em sites de buscas, a única citação de Lula ao Talibã foi feita no dia 24, e de forma irônica: “É lamentável que o Brasil tenha se tornado um pária internacional. Ninguém convida o Bolsonaro para visitar nenhum país. E nenhum chefe de Estado quer visitar o Brasil. Ninguém quer aparecer do lado dele… Se bem que agora é capaz que o Talibã convide o Bolsonaro…”

No último dia 17, Lula esteve em Teresina (PI) e, nas gravações das atividades que ele participou, Aos Fatos não encontrou qualquer menção aos eventos no Afeganistão. Na visita, Lula foi à inauguração de uma escola, a um ato em defesa da educação, deu uma entrevista coletiva e participou de uma live. A afirmação das postagens também não consta em uma entrevista publicada pelo jornal piauiense O Dia.

A alegação enganosa também foi checada pela Agência Lupa e Boatos.org.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça