🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula aconselhou Daniel Ortega a manter ditadura na Nicarágua

Por Bruna Leite

29 de setembro de 2022, 12h45

É falso que o ex-presidente e candidato do PT ao cargo, Luiz Inácio Lula da Silva, aconselhou o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, a manter o regime autoritário no país em entrevista a um canal de TV mexicano, em julho de 2021, como afirma um texto que circula nas redes (veja aqui). Na entrevista, Lula criticou Ortega, que derrubou em 2014 o limite de reeleições consecutivas, dizendo que “não há governo justo, se não for democrático”. Em novembro de 2021, o PT chamou de “democrática” a vitória fraudulenta de Ortega, mas depois recuou.

A desinformação publicada ontem viralizou nas redes sociais e até esta quarta-feira (28) já havia alcançado milhares de visualizações e centenas compartilhamentos no Telegram.


Selo falso

Lula aconselhou Daniel Ortega a manter ditadura na Nicarágua


Reprodução de publicação desinformativa que engana ao dizer que Lula aconselhou ditador da Nicarágua a manter governo.

Um texto que circula nas redes sociais engana ao afirmar que o ex-presidente e candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, aconselhou o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, a manter o regime autoritário no país em entrevista a uma emissora mexicana em julho de 2021. Na ocasião, Lula criticou governos totalitários na América Latina, dizendo que “não há governo justo se não for democrático” e “a democracia é isso, é uma beleza porque permite a alternância de poder”.

A entrevista foi concedida à jornalista Sabina Berman, do Canal Once, do México, que perguntou (a partir do minuto 29):

Mas vamos falar da esquerda latino-americana. Há duas esquerdas. No nosso subcontinente, há uma esquerda que respeita a democracia, o livre mercado e a globalização — e da qual o senhor é um dos ícones. E há a outra esquerda que arrasa a democracia. Essa invenção que se chama burguesia, que arrasa o livre mercado, ignora a globalização, arrasa os direitos humanos, tranca os opositores, cala a imprensa… eu tenho que perguntar para o senhor: o que o senhor pensa da Nicarágua, que me parece ser um um modelo de esquerda que arrasa a democracia? O que o ditador Ortega faz, que ele fez com os oponentes, o que os outros países fariam? O que que o senhor faria? Ia intervir, ia pedir ajuda pra OEA [Organização dos Estados Americanos] para poder intervir? O que que se faz num caso desses quando essa esquerda faz esse tipo de coisa?

Lula respondeu:

Sabina, não existe possibilidade de você construir uma forma de governança justa, se não for democrática. Eu, por que eu amo a democracia? [..] Para um torneiro mecânico chegar à Presidência, como eu cheguei, para um índio chegar, como chegou o Evo Morales na Bolívia, só pode ser através do regime democrático. Permitir que o povo avance no ponto de vista do nível de consciência e eleja a gente, [...] Então, a democracia é isso, ela é uma beleza porque ela permite alternância de poder, ela permite que, inclusive, do ponto de vista das classes sociais, possa haver um revezamento do poder.

Em seguida, o ex-presidente fez mais uma observação que vai na contra-mão do anunciado pelo texto desinformativo, ao se referir a outros governantes ditatoriais do continente:

Eu eu dizia pro [Hugo] Chávez, eu dizia pro [Álvaro] Uribe. Eu dizia o seguinte: toda vez que um governante começa a se achar insubstituível e toda vez que um governante começa a se achar imprescindível, está surgindo um pouco de ditadura naquele país.

Nicarágua. Em 2014, Daniel Ortega alterou a Constituição da Nicarágua, que derrubou o limite de reeleições consecutivas de políticos no país. Em novembro de 2021, Ortega conquistou seu quarto mandato consecutivo, em uma eleição em que seus rivais estavam presos ou exilados.

Na ocasião, o PT chegou a se referir à vitória como uma grande “manifestação popular e democrática”. Diante das críticas, recuou e tirou a nota do ar. “A posição do PT em relação a qualquer país é de defesa da autodeterminação dos povos, contra interferência externa e respeito à democracia, por parte de governo e oposição”, escreveu depois a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a fala de Lula ao programa mexicano foi a primeira vez que ele criticou governos totalitários de esquerda na América Latina.

Referências:

1. YouTube
2. El País (1 e 2)
3. G1
4. Folha de S.Paulo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.