🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Libras foi o tema da redação do Enem 2020 e que milhões escreveram sobre o signo

Por Marco Faustino

20 de janeiro de 2021, 16h22

Não é verdade que a redação do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) teve a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como tema e que três milhões de candidatos abordaram o signo do zodíaco Libra em seus textos, como afirmam posts nas redes sociais (veja aqui). Esta alegação foi criada em 2017 pelo site satírico O Sensacionalista. O tema da redação da última prova era "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

O conteúdo enganoso reunia ao menos 31.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (18) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


“Método Paulo Freire aplicado com sucesso. Signo de Libra foi citado pelo menos 3 milhões de redações. 'Enem: redação pedia que candidato falasse sobre Libras e metade falou de astrologia'"

A redação do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) não tinha a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como tema, nem o signo de Libra foi citado em três milhões de textos da prova. A alegação, que circula como verdadeira em postagens nas redes sociais, foi veiculada originalmente como sátira pelo site O Sensacionalista em novembro de 2017. Os posts, inclusive, usam uma captura de tela de uma publicação da página no Facebook.

O tema da redação aplicada neste domingo (17) foi "O estigma relacionado às doenças mentais na sociedade brasileira". Em 2017, quando a piada foi publicada pelo Sensacionalista, o Enem propôs "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Esta peça de desinformação também foi checada por E-farsas.

Referências:

1. Sensacionalista
2. Twitter
3. Facebook
4. E-farsas


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.