🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que João Campos foi atacado com ovos após elogiar Lula

Por Marco Faustino

14 de abril de 2022, 19h30

Não é verdade que um vídeo mostra que o prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), foi atacado com ovos em evento após elogiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como alegam nas redes (veja aqui). A gravação exibe o chefe do Executivo de São Mateus do Maranhão (MA), Ivo Rezende (PSB), em uma guerra de comida durante a comemoração do aniversário da cidade. Ele não foi atingido por ovos, mas por pedaços de bolo.

Postagens com a falsa atribuição do vídeo acumulavam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (14).


Selo falso

Prefeito de recife João Campos leva chuva de ovos em um evento porque foi falar bem Lula ladrão

Postagem enganosa com vídeo registrado em São Mateus do Maranhão

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), sofreu um ataque com ovos após elogiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento. O vídeo usado nas publicações foi gravado no último aniversário da cidade de São Mateus do Maranhão (MA), em 26 de dezembro de 2021, e mostra o chefe do Executivo local, Ivo Rezende (PSB), em uma guerra de comida com os convidados. Nas imagens, ele se esquiva de pedaços de bolo atirados de brincadeira, não ovos.

Ao analisar o vídeo com a atribuição enganosa, Aos Fatos localizou o logotipo da Prefeitura de São Mateus do Maranhão na camiseta de uma mulher (veja abaixo).

Logo da prefeitura de São Mateus do Maranhão na camiseta de uma mulher
Camiseta. Mulher veste roupa com logo da prefeitura de São Mateus do Maranhão.

A partir desta pista foi possível encontrar a versão estendida da gravação. Ela mostra não só a movimentação ao redor do bolo do aniversário de 60 anos do município, mas a narradora que afirma que o homem de camisa social branca e calça jeans é o prefeito da cidade. A informação foi confirmada ao Aos Fatos pela ouvidoria da prefeitura.

O comparativo entre a foto de Ivo Rezende publicada pela página da prefeitura no Facebook e uma imagem do homem que aparece no vídeo também deixa claro que se trata da mesma pessoa (veja abaixo). Nos dois registros ele está de calça jeans, camisa branca e um relógio no punho esquerdo, além do mesmo corte e coloração do cabelo.

Comparativo entre o homem de branco que aparece no vídeo e o prefeito Ivo Rezende mostra que se trata da mesma pessoa.
Comparativo. O homem de branco que aparece no vídeo (à esq.) possui as mesmas características do prefeito Ivo Rezende em foto oficial (à dir.).

Aos Fatos não encontrou registros recentes de que João Campos e Ivo Rezende tenham sido atingidos por ovos após se manifestar contra ou a favor do ex-presidente Lula.

O vídeo original foi publicado por uma usuária do Kwai em 20 de março, sem menção ao prefeito do Recife. Em publicação anterior, o perfil difundiu a versão estendida do vídeo, onde indicava corretamente a celebração do aniversário de São Mateus do Maranhão.

Referências:

1. Facebook (Fontes 1, 2 e 3)
2. Kwai (Fontes 1 e 2)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.