É falso que inverno de 2019 será o mais frio dos últimos cem anos no Brasil

Compartilhe

Não é verdade que o inverno de 2019 no Brasil será o “mais frio dos últimos cem anos”, como afirmam diversas publicações com milhares de compartilhamentos nas redes sociais. A desinformação foi desmentida por institutos meteorológicos, como o Climatempo, e tem origem em um boato que surgiu na internet no ano passado.

Desta vez, posts com a informação enganosa apareceram em sites como o Bangu ao Vivo, que obteve mais de 7.000 compartilhamentos no Facebook. Alertado por Aos Fatos sobre a desinformação, a página informou ter retirado o conteúdo do ar. Porém, permanecem no Facebook postagens com a desinformação. Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos.

Não há evidências de que 2019 poderá “ter o inverno mais rigoroso do último século no Brasil” por causa do fenômeno climático La Niña, como afirmam diversas publicações nas redes.

O Climatempo, empresa que realiza previsões meteorológicas no Brasil, negou o conteúdo dos textos que trazem essa informação. Ao Aos Fatos, por e-mail, a instituição disse que é “tudo boato” e que o conteúdo deve ser desconsiderado.

O Climatempo, que costuma publicar as tendências climáticas das estações do ano no país, ainda não divulgou previsões a respeito do inverno de 2019. No ano passado, o boletim sobre a estação foi divulgada no dia 21 de junho, quando começou o inverno. A última tendência climática publicada pelo site foi a do outono desse ano.

Além disso, o boato é reciclado: a mesma informação apareceu na internet no ano passado, tendo sido desmentida por veículos como a Folha de S.Paulo e a Exame. Na época, Celso Oliveira, meteorologista da Somar, explicou porque é complicado falar em “inverno mais frio”: “quando se fala que o inverno será mais frio é uma média ou um pico durante um ou dois dias? A estação tem 90. Será no Sudeste, no Sul ou no país inteiro? Por isso é difícil. E este tipo de informação traz consequências complicadas na tomada de decisões de diversas indústrias”.

A Agência Lupa e o Estadão Verifica também checaram como falso este conteúdo.

Outro Lado. Após ser questionado por Aos Fatos, o site Bangu ao Vivo, que publicou a desinformação, retirou o conteúdo enganoso do ar.

Compartilhe

Leia também

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

falsoÉ falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

É falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’