Não é verdade que o governo Lula esteja estudando aumentar para 67 anos a idade mínima para aposentadoria, como alegam posts nas redes. As peças de desinformação tiram de contexto o título de um texto que fala sobre mudanças previdenciárias ocorridas na Alemanha no ano passado.
O conteúdo foi enviado por leitores do Aos Fatos à Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). As publicações falsas também acumulavam 75 mil visualizações no TikTok, mil compartilhamentos no X e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (16).
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva quer aumentar a idade de aposentadoria para 67 anos em breve.

Publicações nas redes mentem ao afirmar que o governo brasileiro estuda aumentar para 67 anos a idade mínima para solicitar aposentadoria no país. A manchete compartilhada pelas peças de desinformação se refere, na verdade, a mudanças previdenciárias ocorridas na Alemanha no ano passado.
Em busca nas redes, Aos Fatos encontrou o texto cujo título foi compartilhado pelos posts enganosos e identificou que, já no primeiro parágrafo, é explicado que se trata de uma decisão tomada pelo governo alemão no ano passado em decorrência da redução da força de trabalho no país.
Em setembro de 2024, o país europeu aprovou uma reforma da Previdência que aumenta gradualmente a idade para se aposentar de 65 para 67 anos até 2031. As mudanças são voluntárias e preveem benefícios aos trabalhadores que se mantiverem no mercado. O objetivo da proposta é manter a força de trabalho ativa por mais tempo e aliviar a carga sobre o sistema de pensões.
No Brasil, a reforma da Previdência aprovada em 2019 determinou que a idade mínima para aposentadoria é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Essa regra vale para quem começou a contribuir após a aprovação da lei. Para quem contribuía antes da reforma, a idade mínima obedece uma alteração gradual até 2031.
Em busca nas redes e nos portais oficiais do governo, Aos Fatos não localizou nenhuma informação ou declaração pública que demonstrasse a intenção da atual gestão federal em alterar a idade mínima para aposentadoria.
A reportagem também entrou em contato com a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência por email e por telefone, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta checagem.
Também não há no Congresso nenhuma proposta recente que vise a alteração da idade mínima para aposentadoria para 67 anos.
O caminho da apuração
Aos Fatos encontrou a notícia completa compartilhada pelas peças enganosas e constatou que o texto tratava de uma mudança na Previdência social da Alemanha, não do Brasil. A reportagem, então, buscou na imprensa internacional mais informações sobre o tema.
Fizemos ainda uma busca nos canais oficiais do governo brasileiro e não identificamos nenhum indício de que a atual gestão tenha a intenção de alterar a idade mínima para aposentadoria no Brasil.
Por fim, acionamos por email e por telefone a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, mas não obtivemos resposta.




