🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que governo Bolsonaro criou novas cédulas de real

Por Ethel Rudnitzki

13 de dezembro de 2021, 18h58

Não é verdade que o governo Bolsonaro criou e distribuirá em breve aos bancos novas cédulas de real, como alegam posts nas redes sociais (veja aqui). O vídeo que acompanha as publicações mostra, na realidade, folders de divulgação da “Iconografia da Fauna Brasileira”, material produzido pela Associação Amigos do Museu de Valores do Banco Central para colecionadores de notas e moedas.

Esta peça desinformativa acumulava ao menos 990 visualizações no Facebook nesta segunda-feira (13).


Selo falso

As novas cédulas já estão prontinhas pra saírem do forno…Só esperando o dia para a distribuição nos bancos de todo o Brasil.
Entendeu o desespero da esquerda com o Bolsonaro?
Quero ver como ficarão as lavagens de dinheiro dos cleptocratas do fazendão, como vão trocar os bilhões roubados pelo PT e a máfia esquerdista, como irão justificar a grana...
a casa vai cair pros bandidos.
Mais uma vez o Mito bota a esquerdalha para pensar !
#BolsonaroOrgulhodoBrasil 🇧🇷😎👉🎅🎁💞

Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra novas cédulas de real desenvolvidas pelo governo Bolsonaro, como alegam as postagens checadas, mas um material destinado a numismatas, colecionadores de notas e moedas.

Os folders, que mostram os animais que estampam as cédulas atuais, fazem parte da série “Iconografia da Fauna Brasileira", produzida pela Associação Amigos do Museu de Valores em parceria com a empresa Numismática Completei. O material traz informações técnicas e históricas sobre as notas verdadeiras e está à venda na internet.

Além de desmentir a atribuição do vídeo, o BC (Banco Central) informou que não há previsão para lançamento de novas cédulas ou repaginamento das notas atuais.

O vídeo original foi publicado em um perfil no TikTok com a indicação de que se trata de um folder, não de cédulas de verdade.

Referências:

1. Associação Amigos do Museu de Valores
2. Numismática Completei
3. Moedas Contagem
4. Banco Central
5. TikTok


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.