🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Globo noticiou que motociata de Bolsonaro foi a maior do mundo

Por Marco Faustino

17 de junho de 2021, 14h19

Não é verdade que a TV Globo noticiou que a motociata do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo foi a maior já registrada no mundo, como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo que circula com a afirmação enganosa mostra apenas um trecho da cobertura ao vivo feita pela GloboNews no dia do ato e, em nenhum momento, o repórter diz que o número de participantes do passeio teria batido recorde mundial.

Posts com o conteúdo desinformativo reuniam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (17) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Globo admite: Motociata de Bolsonaro é a maior do mundo!

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que a Globo teria noticiado que a motociata do presidente Bolsonaro em São Paulo no último dia 12 foi a maior do mundo. O vídeo que provaria esta alegação mostra apenas uma entrada ao vivo do repórter Filippo Mancuso, da Globo News, no dia da manifestação. Em nenhum momento da gravação ele diz ou sugere que o número de participantes teria batido recorde mundial.

Aos Fatos também não localizou quaisquer vídeos ou reportagens no site da Globo News e da TV Globo, que atestem a alegação feita pelas postagens checadas.

No vídeo reproduzido nos posts, o repórter não menciona o tamanho do evento nem faz comparações com outros atos semelhantes que tenham ocorrido pelo mundo. Ele apenas relata informações sobre o trajeto dos veículos, o contingente policial deslocado para a manifestação, um acidente sofrido por um dos motociclistas e a multa aplicada pelo governo paulista ao presidente, ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, por estarem sem máscara de proteção.

Além disso, o Fato ou Fake, serviço de checagem do Grupo Globo, atestou como falsa a alegação de que a manifestação teria sido incluída no Guinness Book como a maior reunião de motos do mundo. Aos Fatos também verificou esta peça de desinformação.

De acordo com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), 12 mil veículos teriam participado do passeio com o presidente. Já o Guinness Book negou que o ato tenha sido uma tentativa oficial de quebra de recorde e ressaltou que não registra atos políticos.

Outro lado. O vídeo contendo a afirmação enganosa foi publicado pelo bolsonarista Felipe Lintz, ex-candidato a prefeito de Mogi das Cruzes pelo PRTB. Procurado por Aos Fatos na quarta-feira (16), ele não respondeu. Nesta quinta (17), a postagem não estava mais no ar.

Referências:

1. G1 (Fontes 1 e 2)
2. Globo News
3. TV Globo
4. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.