É falso que Gilmar Mendes, do STF, seja dono de igreja em MG

Por Priscila Pacheco

13 de julho de 2022, 16h56

Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes seja dono da igreja evangélica Siloé em Santos Dumont (MG), segundo é dito nas redes sociais (veja aqui). O proprietário é, na verdade, um homem que tem o mesmo nome que o magistrado, conforme atestam os números de CPF diferentes. O STF negou em nota que Mendes tenha alguma relação de sociedade com o templo. Não há instituição religiosa entre as empresas em que o ministro é sócio.

A desinformação conta com centenas de compartilhamentos no Facebook e ao menos 1.000 retuites no Twitter nesta quarta-feira (13).


Selo falso

Postagem mente ao dizer que Gilmar Mendes é dono da igreja Siloé

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes não é dono da igreja evangélica Siloé localizada em Santos Dumont (MG), como dizem postagens nas redes sociais. O proprietário do templo, na verdade, é um homônimo.

Por nota, o STF afirmou que o ministro não é dono da igreja e que os números de CPF dos dois homens são diferentes.

Por meio da ferramenta CruzaGrafos, da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), é possível ver que o número parcial do CPF do ministro é “259.691” e que ele é sócio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa IDP, IDP Cursos e Projetos e da GMF Agropecuária. A situação cadastral das três instituições está ativa, conforme foi verificado no site para consultas de CNPJ do governo federal.

Imagem do CruzaGrafos mostra númeração parcial do CPF do ministro e suas empresas
Empresas. Ministro é sócio do IDP e da GMF Agropecuária

Já a numeração parcial do CPF do outro Gilmar Ferreira Mendes, dono da igreja, é “674.286”. O templo está com CNPJ ativo e não tem outros sócios.

CruzaGrafos mostra parte do CPF do verdadeiro dono da igreja
Sociedade. Proprietário da igreja não tem sociedade em outras instituições

O Aos Fatos não encontrou redes sociais da igreja, mas no YouTube há um canal mantido pelo dono com imagens de celebrações do templo. O ministro não aparece em nenhum vídeo nem na foto de perfil.

Referências:

1. STF
2. CruzaGrafos
3. Ministro Gilmar Mendes
4. Rede SIM
5. YouTube Gilmar Mendes


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.