🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que G1 tenha noticiado que 25 milhões compareceram a atos pró-Bolsonaro

Por Luiz Fernando Menezes

3 de maio de 2021, 18h27

Trata-se de uma montagem a reprodução de uma notícia do G1 de que os atos pró-governo Bolsonaro teriam levado “cerca de 25 milhões” de pessoas às ruas no sábado (1º) (veja aqui). A imagem apresenta erros ortográficos e sinais de manipulação.

Nesta segunda-feira (3), publicações com a montagem acumulavam ao menos 1.500 compartilhamentos no Facebook, onde foram sinalizadas com o selo FALSO na ferramenta da rede social (saiba como funciona). O conteúdo também circula no WhatsApp, mas não é possível estimar com precisão seu alcance.


Site da Globo G1 - DF solta a verdade sobre as manifestações pró-Bolsonaro neste dia 1° de Maio, com estimativas da Polícia Militar de que havia cerca de 25 milhões de pessoas em mais de 1.200 cidades (mais do que na campanha pelo impeachment de Dilma) e logo após a matéria foi tirada do ar! Mas o santo print não perdoa, conseguiram gravar! Autores da matéria certamente serão demitidos!

É falso que o portal G1 tenha noticiado que os atos a favor do governo Bolsonaro no sábado (1º) reuniram cerca de 25 milhões de pessoas pelo Brasil e que a marca superaria o tamanho das manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2015. A reprodução atribuída ao site do Grupo Globo é uma montagem.

A imagem traz indícios claros de manipulação, como é possível conferir abaixo. O texto que aparece na aba do navegador (“Grupos contra e favor de Bol…”) é diferente do título estampado na reprodução. A montagem parece ter sido feita sobre a notícia “Grupos contra e a favor de Bolsonaro fazem atos em Brasília” veiculada pelo G1 em junho de 2020. Até os autores da reportagem são os mesmos: Afonso Ferreira e Pedro Henrique Gomes.

Além disso, a montagem tem graves erros de português. A expressão “a favor” aparece com crase e o texto usa “nesse sábado”, quando o correto seria “neste sábado”. Há ainda um ponto final no título, recurso vetado na linguagem jornalística.

Em busca nas publicações do G1, Aos Fatos também não encontrou nenhuma notícia que confirme a presença de “25 milhões de pessoas” nos atos bolsonaristas nem comparações com o público que foi às ruas pedir o impeachment de Dilma. Em reportagens do portal sobre os atos do dia 1º não é citado, em nenhum momento, o número de participantes.

Nas notícias publicadas pela imprensa sobre as manifestações em todo o Brasil — O Globo, Estadão, Folha de S.Paulo, UOL, Poder 360, Veja, Jovem Pan — também não há qualquer estimativa semelhante.

Referências:

1. G1 (Fontes 1 e 2)
2. O Globo
3. Estadão
4. Folha de S.Paulo
5. UOL
6. Poder 360
7. Veja
8. Jovem Pan


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.