É falso que foto mostra Maria do Rosário costurando máscaras sem linha

Compartilhe

Não é a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) a mulher que aparece em foto costurando máscaras de proteção em uma máquina que, aparentemente, está sem linha. A imagem, que vem sendo compartilhada com uma mensagem que afirma que a petista estaria fazendo “o milagre de costurar máscaras sem linha de costura”, mostra, na verdade, a ex-deputada estadual Rita Passos (PSD-SP). O ângulo em que foi tirada também esconde a localização do carretel.

A desinformação têm sido difundida em posts de páginas e perfis pessoais no Facebook que, juntos, acumulavam mais de 50 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (5). Todos foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Circula nas redes sociais a foto de uma mulher, apontada como a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), costurando máscaras de proteção supostamente sem o uso de uma linha. A imagem, no entanto, não mostra a petista, mas a ex-deputada estadual de São Paulo Rita Passos (PSD), como pode ser verificado em sua conta pessoal no Instagram.

Além disso, também não é verdade que a foto mostra que a mulher estaria costurando sem utilizar linhas. Na segunda imagem publicada por Passos no mesmo dia, é possível ver um carretel verde ao lado da máquina de costura.

Em nota publicada em seu perfil oficial no Facebook, a deputada Maria do Rosário classificou a publicação como Fake News: “O Gabinete do ódio pelo jeito está com pouca criatividade, nem minha foto o pessoal usou hoje”.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores