🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que foto mostra Maria do Rosário costurando máscaras sem linha

Por Luiz Fernando Menezes

5 de maio de 2020, 15h29

Não é a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) a mulher que aparece em foto costurando máscaras de proteção em uma máquina que, aparentemente, está sem linha. A imagem, que vem sendo compartilhada com uma mensagem que afirma que a petista estaria fazendo “o milagre de costurar máscaras sem linha de costura”, mostra, na verdade, a ex-deputada estadual Rita Passos (PSD-SP). O ângulo em que foi tirada também esconde a localização do carretel.

A desinformação têm sido difundida em posts de páginas e perfis pessoais no Facebook que, juntos, acumulavam mais de 50 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (5). Todos foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Circula nas redes sociais a foto de uma mulher, apontada como a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), costurando máscaras de proteção supostamente sem o uso de uma linha. A imagem, no entanto, não mostra a petista, mas a ex-deputada estadual de São Paulo Rita Passos (PSD), como pode ser verificado em sua conta pessoal no Instagram.

Além disso, também não é verdade que a foto mostra que a mulher estaria costurando sem utilizar linhas. Na segunda imagem publicada por Passos no mesmo dia, é possível ver um carretel verde ao lado da máquina de costura.

Em nota publicada em seu perfil oficial no Facebook, a deputada Maria do Rosário classificou a publicação como Fake News: “O Gabinete do ódio pelo jeito está com pouca criatividade, nem minha foto o pessoal usou hoje”.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.