🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que filho do ex-presidente Lula comprou 20% das ações da Sinovac

Por Marco Faustino

27 de janeiro de 2021, 17h37

Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não comprou 20% das ações da farmacêutica chinesa Sinovac, como alegam publicações nas redes sociais (veja aqui). O nome dele nem o de qualquer brasileiro aparece entre os acionistas da empresa que desenvolveu a vacina CoronaVac, que no Brasil é fabricada pelo Instituto Butantan. Além disso, a PF (Polícia Federal), citada pelos posts como fonte, desmentiu a veracidade do boato.

O conteúdo enganoso reunia centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (27) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona). A peça também circula no WhatsApp, onde foi enviada ao Aos Fatos como sugestão de checagem por leitores (inscreva-se aqui).


Uma força tarefa da Polícia Federal descobriu que a empresa farmacêutica Sinovac Biotech Ltda, meses antes de assinar um acordo com o Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan, teve 20% das ações compradas por um grupo de investidores aqui do Brasil; grupo de investidores que o maior societário é Fábio Luís Lula da Silva (filho do ex-presidente corrupto Lula). Esses 20% custaram 100 milhões de reais na época da compra. Agora, com a mídia em cima dessa vacina de eficácia duvidosa, esses 100 milhões se transformaram em 1,5 bilhão de reais. A fonte é o próprio site da polícia federal. Quem quiser é só procurar pelo inquérito 20221345 que tem as informações de parte das investigações...

É falso que uma força-tarefa da PF (Polícia Federal) descobriu que o filho mais velho do ex-presidente Lula (PT), Fábio Luís Lula da Silva, comprou 20% das ações da farmacêutica chinesa Sinovac, desenvolvedora da CoronaVac, vacina contra Covid-19 fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. A PF desmentiu a existência de investigação nesse sentido.

O filho do ex-presidente também não aparece na lista de acionistas da Sinovac Biotech Ltd., onde não constam nomes de brasileiros entre os dez maiores acionistas (confira aqui e aqui). Os três primeiros da lista são: 1Globe Capital LLC (26%), SAIF Advisors Ltd. (15,2%) e Wei Dong Yin (8,94%), atual presidente da Sinovac.

Além disso, as ações da Sinovac — negociadas no mercado desde 2009 — estavam congeladas muitos meses antes da pandemia de Covid-19, e, consequentemente, do acordo com o Instituto Butantan, devido a uma guerra entre acionistas e a direção da companhia. Portanto, não seria possível a compra dos papéis da maneira mencionada na peça de desinformação. Em dezembro de 2020, foi anunciado um acordo para tentar pôr um fim à disputa, mas as negociações de ações continuam suspensas.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org e Lupa.

Referências:

1. Nasdaq
2. Market Screener
3. O Globo
4. Estadão
5. Instituto Butantan
6. Valor
7. Boatos.org
8. Lupa


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.