🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Erika Hilton foi convidada para ministério no governo Lula

Por Marco Faustino

7 de outubro de 2022, 19h00

A vereadora de São Paulo e deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL) não foi convidada para ocupar o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pelo ex-presidente e candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). Tanto Hilton quanto Lula negaram o convite, e o petista afirmou, em entrevista nesta sexta (7), que não tem ministros definidos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (7) e circulam também no Twitter e no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Erika Hilton será a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Lula. O convite foi feita nesta terça-feira na sede do PT em SP

Posts alegam que Erika Hilton foi convidada a ser ministra do governo Lula, o que é falso

É falso que a vereadora paulistana Erika Hilton (PSOL), eleita deputada federal no último domingo (2) com 256.903 votos, foi convidada a ser ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de um eventual governo Lula. Hilton e a assessoria de Lula negaram ao Aos Fatos que o convite tenha sido feito.

Em evento nesta sexta-feira (7) ao lado da senadora Simone Tebet (MDB), que terminou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial, Lula afirmou que não definiu os nomes de quaisquer ministros.

Também é mentira que Hilton tem como meta a criação de projetos de educação sexual de crianças a partir de seis anos de idade, cirurgias gratuitas de silicone, tornar crime impedir que mulheres trans usem banheiros femininos e implementar um projeto de renda mínima chamado “bolsa-travesti”. A deputada eleita negou as propostas e Aos Fatos não encontrou quaisquer projetos de lei de autoria dela com esses temas na Câmara Municipal de São Paulo.

O Aos Fatos tampouco encontrou quaisquer registros na imprensa ou nas redes sociais de Hilton que tenham estabelecido as metas citadas nas peças desinformativas.

Referências:

1. TSE
2. UOL
3. Câmara Municipal de São Paulo
4. Twitter
5. Instagram


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.