É falso que eleitor sem cadastro biométrico não poderá votar neste ano

Compartilhe

Não é verdade que eleitores sem o cadastro biométrico serão impedidos de votar nas eleições deste ano, como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirma ser necessário apenas apresentar o documento de identificação e regularizar o título de eleitor até 4 de maio. A corte interrompeu o cadastramento de biometria em 2020 devido à pandemia de Covid-19, e não há data para a retomada.

As postagens enganosas contam com centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (27) e também têm sido compartilhadas no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

BIOMETRIA PARA ELEIÇÃO. Muita atenção: o cadastro eleitoral se encerra em 04 de maio de 2022. Quem não tiver cadastrado a BIOMETRIA até lá NÃO PODERÁ VOTAR!!!

Eleitores que ainda não cadastraram a biometria não serão impedidos de votar no pleito deste ano. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que basta apresentar um documento de identidade e regularizar o título eleitoral até 4 de maio.

O cadastramento biométrico foi interrompido pelo TSE em 2020 devido à pandemia de Covid-19, pois a coleta de digitais só pode ser feita presencialmente. Não há data prevista para que ele seja retomado.

A postagem afirma que o cadastro biométrico poderá ser feito até 4 de maio. Esse é, na verdade, o prazo para que eleitores solicitem a primeira via do título, peçam a transferência do local de votação ou regularizem pendências sobre ausência ou justificativa por não votar nas últimas três eleições. A data é determinada pela Lei das Eleições e os procedimentos podem ser realizados pelo sistema Título Net.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. TSE (1, 2 e 3)
  2. TRE Pernambuco
  3. Site do Planalto

Compartilhe

Leia também

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

falsoServiço Secreto não desautorizou disparo em autor de atentado contra Trump

Serviço Secreto não desautorizou disparo em autor de atentado contra Trump

não é bem assimReforma tributária não taxou em 25% todas as operações de compra e venda de imóveis

Reforma tributária não taxou em 25% todas as operações de compra e venda de imóveis