🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Drauzio Varella recomendou suplemento para dores nas articulações

Por Luiz Fernando Menezes

3 de janeiro de 2020, 15h43

Não é verdade que o oncologista Drauzio Varella tenha recomendado um medicamento à base de colágeno para tratar dores nas articulações. Os sites que trazem essa desinformação (veja aqui) usam a imagem do médico e de seu site para fazer propaganda de um suplemento chamado FlexxMais. O produto, inclusive, não é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Outras postagens similares, anunciando um remédio chamado Cartilax, já haviam circulado nas redes sociais em agosto deste ano usando o nome do médico.

No Facebook, publicações que compartilharam página falsa acumulavam cerca de 1.500 compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (3). Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Em matéria exclusiva, Dr. Drauzio Varella mostra como ele ELIMINOU AS DORES de mais de 5.000 pessoas.

Dores nas articulações afetam profundamente a vida das pessoas, mas segundo o Dr. Drauzio Varella isso pode ser solucionado de uma forma extremamente simples!

Com logo e layout falsificados, sites que vêm sendo compartilhados nas redes mostram declarações forjadas do oncologista Drauzio Varella para vender um remédio contra dores nas articulações.

Segundo as publicações, o médico teria indicado, em reportagem do Fantástico, da TV Globo, um suplemento de colágeno. Aos Fatos, no entanto, não encontrou no site oficial do médico ou em edições do programa citações ao remédio. Varella também já desmentiu anúncios similares em outras ocasiões.

A imagem utilizada pelos sites foi retirada de uma reportagem do Fantástico que foi ao ar em dezembro de 2017. Nela, o médico explica as principais causas das dores na coluna, mas não recomenda medicamentos.

Varella já desmentiu propagandas similares às que estão sendo compartilhadas, em artigo na Folha de S.Paulo e em seu canal no YouTube.

"De minha parte, fico muito revoltado. Indicar um produto que dizem conter colágeno, para aliviar dores reumáticas? O dia em que eu receitar colágeno — mesmo de boa procedência — para dores articulares, espero que meus colegas façam a gentileza de me encaminhar para um neurologista", escreveu.

Um desmentido também foi publicado pelo Fantástico em setembro: “são espertalhões que querem ganhar dinheiro vendendo para você remédios que poderão prejudicar a sua saúde e a saúde de sua família”, afirmou o médico.

Além de não ter sido recomendado por Varella, o produto anunciado não é aprovado pela Anvisa. Ao pesquisar o termo “Flexx” no site de consulta da agência, não é possível encontrar suplementos de colágeno.

Falsificação. O site de desinformação copia elementos gráficos do portal de Drauzio Varella, como seu logotipo, o cabeçalho do UOL (onde a página oficial é hospedada) e o layout das publicações originais.

Há, no entanto, pistas que indicam a falsificação. Todos os links internos da página (como o email de contato e o logotipo de Varella) redirecionam para o site que vende o medicamento. Os endereços do sites falsos também são muito diferentes do original (www.Drauziovarella.uol.com.br):

Uma falsa propaganda similar também foi checada pelos sites Fato ou Fake e Agência Lupa em agosto e setembro, respectivamente. Na época, o medicamento que estava sendo indicado pelos sites era o Cartilax.

Referências:

1. Drauzio Varella
2. Fantástico (Fontes 1 e 2)
3. Folha de S.Paulo
4. Anvisa


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.