🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Doria e Witzel participaram de Carnaval em 2020 já sabendo da pandemia

Por Luiz Fernando Menezes

19 de abril de 2021, 17h57

É falso que os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), participaram de eventos do Carnaval do ano passado "já sabendo da pandemia", como alegam nas redes sociais (veja aqui). O primeiro caso de Covid-19 no país só foi registrado oficialmente em 26 de fevereiro e a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia da doença apenas em 11 de março, ou seja, ambos depois das festividades. Além disso, as fotos exibidas nas publicações são de 2019, não de 2020.

A peça de desinformação foi veiculada inicialmente no ano passado, mas voltou a circular nesta semana. Ao todo, as postagens reuniam ao menos 17 mil compartilhamentos até segunda-feira (19), sendo cerca de 4.000 deles nas últimas 24 horas. As publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta do Facebook (veja como funciona).


Hipocrisia é você pular Carnaval já sabendo da pandemia e depois chamar o Bolsonaro de irresponsável

Fatos desmentem que os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), atualmente afastado do cargo, participaram de desfiles do Carnaval do ano passado "já sabendo da pandemia", como alegam os posts checados.

Embora os dois políticos tenham ido às festividades de seus estados em 2020, o primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi registrado oficialmente em 26 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas. Já a pandemia foi decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) 18 dias depois do Carnaval, em 11 de março.

Na época, o Ministério da Saúde descartou a suspensão do Carnaval e infectologistas também não viam necessidade de cancelar as festividades.

As postagens checadas também enganam ao usar fotos dos políticos em desfiles carnavalescos de 2019 como se fossem de 2020. As imagens foram originalmente publicadas no blog LuLacerda no dia 4 de março de 2019 e podem ser encontradas na imprensa em notícias e nas redes sociais de Witzel (veja aqui, aqui e aqui).

A única foto que Aos Fatos não conseguiu localizar foi a que o governador carioca aparece sambando com a passista Luana Bandeira, da Viradouro. A fantasia usada pela integrante da escola e a roupa utilizada por Witzel, no entanto, são as mesmas que aparecem em outros registros do Carnaval de 2019, o que confirma que a imagem seria da ocasião.

Referências:

1. UOL
2. BBC Brasil
3. Blog LuLacerda
4. SRZD
5. Veja
6. Facebook Wilson Witzel
7. Globo


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.