É falso que Doria deu entrevista a TV chinesa e agora quer impedir divulgação

Compartilhe

Trecho de um vídeo institucional sobre a missão comercial paulista enviada à China em 2019 circula em postagens nas redes sociais com a falsa alegação de que seria uma entrevista comprometedora que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deu a uma TV chinesa e agora deseja esconder (veja aqui). O conteúdo está disponível até hoje nos perfis oficiais do político no Twitter, no Facebook e no YouTube.

As postagens com a atribuição enganosa do vídeo reuniam ao menos 75.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (29) no Facebook e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


O governador de São Paulo pede encarecidamente que você não repasse este vídeo porque ficou muito comprometedor para ele. Afinal, ele dava uma entrevista à TV chinesa e teve que falar a verdade sobre o que pensa sobre entregar o Brasil à China. *Assistam mas NÃO compartilhem para não comprometerem o governador João Doria.*

Postagens nas redes sociais enganam ao alegar que o governador de São Paulo, João Doria, concedeu uma entrevista a uma emissora chinesa e agora quer esconder o conteúdo "porque ficou muito comprometedor" para ele. Isso porque, pelo raciocínio das publicações checadas, o vídeo expressaria o pensamento do tucano sobre “entregar o Brasil à China”.

O conteúdo, na realidade, não é uma entrevista, mas trecho de uma apresentação da missão comercial que levou empresários paulistas à China em 2019. O vídeo está disponível hoje nas contas de Doria no Facebook, no Twitter e no seu canal no YouTube.

A gravação mostra o tucano pouco antes de um evento na sede do Bank of China, em Pequim, dizendo que iniciará a “Missão China”. O governador e outros integrantes de sua gestão viajaram com 35 empresários em 2 de agosto de 2019 para reuniões com autoridades, investidores e representantes de empresas em Pequim, Xian e Xangai. Nesta última cidade, foi inaugurado um escritório comercial para atrair investimentos a São Paulo.

Referências

  1. Facebook de João Doria
  2. Twitter de João Doria
  3. YouTube de João Doria
  4. Governo do Estado de São Paulo (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo mostra acidente aéreo nos EUA, não destruição em Israel ou no Irã

Vídeo mostra acidente aéreo nos EUA, não destruição em Israel ou no Irã

falsoFoto de caça americano F-35 destruído pelo Irã foi gerada por IA

Foto de caça americano F-35 destruído pelo Irã foi gerada por IA

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’