É falso que a casca triturada do fruto do jatobá seja capaz de curar o câncer

Por Marco Faustino

8 de janeiro de 2021, 18h44


Não é verdade que o consumo da casca triturada do fruto do jatobá sirva como tratamento contra o câncer, conforme afirmam postagens nas redes (veja aqui). Não existe um alimento comprovadamente capaz de prevenir ou curar a doença, segundo o Ministério da Saúde, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) e um oncologista ouvido por Aos Fatos.

O conteúdo enganoso reunia ao menos 172 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (8) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


Médico em Goiânia revoluciona o tratamento de câncer: casca do fruto do jatobá triturada

É enganoso que a casca triturada do fruto do jatobá cura o câncer, conforme afirmam postagens nas redes sociais. O falso tratamento foi desmentido pelo Ministério da Saúde e por uma cartilha do Programa de Educação Tutorial da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso). Não existem alimentos capazes de prevenir ou curar a doença, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

“Não tenho qualquer conhecimento sobre o tema. Não há na oncologia o uso de qualquer composto desse tipo que tenha efeito contra células tumorais”, disse Bruno Filardi, oncologista e diretor científico do Instituto do Câncer Brasil, ao ser questionado por Aos Fatos sobre o assunto.

Referências:

1. Ministério da Saúde
2. PET/UFMT
3. INCA

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.