É falso que bomba de poço inaugurado por Bolsonaro no RN foi retirada por prefeito

Compartilhe

Não é verdade que o prefeito de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, mandou tirar a bomba de um poço artesiano inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro em 21 de agosto, como afirmam nas redes sociais (veja aqui). O equipamento foi instalado três dias depois da abertura do poço, seguindo o cronograma técnico, de acordo com a prefeitura local e o Ministério do Desenvolvimento Regional.

No Facebook, posts com o conteúdo enganoso reuniam mais de 175 mil compartilhamentos nesta terça-feira (1º) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona). A informação falsa também circula no WhatsApp (receba as checagens), onde não é possível medir com precisão seu alcance.


FALSO

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve em Ipanguaçu (RN) no dia 21 de agosto e participou da abertura de um poço artesiano em uma comunidade local. Dias depois, passou a circular nas redes sociais um vídeo em que uma moradora afirma que o poço estaria sem bomba e, portanto, não poderia oferecer água. Algumas publicações alegaram que o prefeito da cidade, Valderedo Bertoldo (PSDB), teria mandado retirar o equipamento para boicotar o presidente; já outras diziam que a inauguração tinha sido maquiada pelo governo federal para evidenciar Bolsonaro. Nenhuma das versões, no entanto, é correta.

A Prefeitura de Ipanguaçu afirmou que a abertura do poço aconteceu na mesma data da solenidade com a presença do presidente, 21 de agosto, mas a instalação da bomba fora planejada para 24 de agosto. De acordo com a assessoria do município, isso ocorreu pois o equipamento só poderia ser inserido no poço após a retirada do maquinário de perfuração. Um vídeo gravado pela prefeitura mostra o momento em que a bomba é instalada.

Agora, segundo o município, o poço está em fase de limpeza e a água extraída dele só é indicada para uso doméstico e animal. O consumo humano deve ser liberado em até 30 dias, após análise de qualidade. O período é necessário para remover por completo os produtos usados na perfuração.

As informações prestadas pela Prefeitura de Ipanguaçu foram corroboradas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pela obra no âmbito federal: “a bomba que garantirá o abastecimento das residências foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Ipanguaçu e instalada na segunda-feira (dia 24), conforme planejado no cronograma”.

Narrativas. No final de semana após a inauguração do poço artesiano, as postagens que circulavam nas redes sugeriam que a bomba teria sumido e que o evento foi maquiado para impulsionar a figura de Jair Bolsonaro no Nordeste. Nos últimos dias, entretanto, ganhou força a versão enganosa que culpa o prefeito de Ipanguaçu pelo “sumiço”, planejado para sabotar o governo federal.

O Estadão Verifica também desmentiu esta peça de desinformação.

Referências

  1. Planalto
  2. AgoraRN (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça