🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Bolsonaro utilizou faixa presidencial em batizado de sobrinho

Por Luiz Fernando Menezes

5 de agosto de 2019, 14h26

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro compareceu ao batizado de um sobrinho usando a faixa presidencial, como afirmam publicações que circulam nas redes sociais (veja aqui). A foto, que mostra o presidente almoçando enquanto utiliza o símbolo, foi registrada durante a posse presidencial, no dia 1º de janeiro deste ano.

A imagem descontextualizada foi publicada por perfis pessoais no Instagram e no Facebook. Nesta última rede social, as publicações já chegam a 1.200 compartilhamentos. Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Só um imbecil comparece ao batizado do sobrinho com a faixa presidencial. Virou babador?!?

Uma foto de Jair Bolsonaro comendo em pé com a faixa presidencial circula nas redes com um texto que afirma que a imagem foi tirada durante batizado de um sobrinho do presidente. A foto, no entanto, não é recente, nem foi registrada durante um batizado. Na verdade, ela é de janeiro deste ano, e foi tirada durante evento de posse do presidente.

Um vídeo que mostra a cena em um ângulo diferente também foi postado no Youtube no dia 3 de janeiro:

Na época, alguns sites e perfis de apoiadores do presidente chegaram a compartilhar a mesma foto como se Bolsonaro tivesse “quebrado o protocolo” ao ser “flagrado comendo em pé uma ‘pratada’ de macarrão”.

O decreto nº 2.299/1910 instaurou a chamada faixa presidencial como distintivo do cargo e determinou regras tanto para seu uso — ser utilizada à tiracolo da direita para a esquerda — quanto para suas medidas. Não há no decreto, no entanto, limitações ou regras de etiqueta para sua utilização.

A peça de desinformação ainda diz que Bolsonaro teria utilizado a faixa durante um batizado de um sobrinho. Mas não há registros na agenda presidencial de um evento semelhante nas últimas semanas.

Referências:

1. Extra
2. Câmara dos Deputados
3. Planalto


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.