É falso que Bolsonaro utilizou faixa presidencial em batizado de sobrinho

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro compareceu ao batizado de um sobrinho usando a faixa presidencial, como afirmam publicações que circulam nas redes sociais (veja aqui). A foto, que mostra o presidente almoçando enquanto utiliza o símbolo, foi registrada durante a posse presidencial, no dia 1º de janeiro deste ano.

A imagem descontextualizada foi publicada por perfis pessoais no Instagram e no Facebook. Nesta última rede social, as publicações já chegam a 1.200 compartilhamentos. Todas elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Só um imbecil comparece ao batizado do sobrinho com a faixa presidencial. Virou babador?!?

Uma foto de Jair Bolsonaro comendo em pé com a faixa presidencial circula nas redes com um texto que afirma que a imagem foi tirada durante batizado de um sobrinho do presidente. A foto, no entanto, não é recente, nem foi registrada durante um batizado. Na verdade, ela é de janeiro deste ano, e foi tirada durante evento de posse do presidente.

Um vídeo que mostra a cena em um ângulo diferente também foi postado no Youtube no dia 3 de janeiro:

Na época, alguns sites e perfis de apoiadores do presidente chegaram a compartilhar a mesma foto como se Bolsonaro tivesse “quebrado o protocolo” ao ser “flagrado comendo em pé uma ‘pratada’ de macarrão”.

O decreto nº 2.299/1910 instaurou a chamada faixa presidencial como distintivo do cargo e determinou regras tanto para seu uso — ser utilizada à tiracolo da direita para a esquerda — quanto para suas medidas. Não há no decreto, no entanto, limitações ou regras de etiqueta para sua utilização.

A peça de desinformação ainda diz que Bolsonaro teria utilizado a faixa durante um batizado de um sobrinho. Mas não há registros na agenda presidencial de um evento semelhante nas últimas semanas.

Compartilhe

Leia também

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

falsoVídeo não mostra exército da Venezuela invadindo o Brasil

Vídeo não mostra exército da Venezuela invadindo o Brasil

falsoÉ falso que Lula propôs venda de alimentos fora da validade para reduzir preços

É falso que Lula propôs venda de alimentos fora da validade para reduzir preços