🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Bolsonaro foi aplaudido de pé após discurso na ONU

Por Bruna Leite

26 de setembro de 2022, 12h50

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), não foi aplaudido de pé após seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na última terça-feira (20), como afirmam postagens (veja aqui). As imagens que mostram aplausos foram registradas após o discurso de Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, ao parlamento do Reino Unido em 8 de março deste ano. A gravação da abertura da assembleia mostra todas as pessoas presentes sentadas após a fala de Bolsonaro.

A desinformação viralizou nas redes sociais e, até esta segunda-feira (23), já havia alcançado 815 mil visualizações e 9.000 compartilhamentos no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook.


Selo falso

Bolsonaro aplaudido de pé em discurso na ONU
Reprodução de publicação que desinforma ao dizer que Bolsonaro foi aplaudido em Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque

É falso que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tenha sido aplaudido de pé após o seu discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, na terça-feira (20). O vídeo que viralizou nas redes foi manipulado: após o discurso do presidente, foram inseridas imagens dos membros do Parlamento britânico, em Londres, aplaudindo de pé Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, após seu discurso sobre a guerra no país, em 8 de março.

Na transmissão ao vivo feita pela BBC News Brasil do discurso de Bolsonaro nas Nações Unidas, todos os presentes na assembleia permaneceram sentados após a fala do presidente.

Imagem desinformativa (à esquerda) mostra diferenças entre parlamento britânico e  da sede da ONU, em Nova Iorque (à direita)
Comparativo. A diferença espacial entre a sede da ONU, em Nova York, e do Parlamento britânico, em Londres (Reprodução/ BBC News Brasil)

Na imagem acima é possível distinguir a diferença de amplitude dos ambientes em que aconteceram os discursos. Na sede da Assembleia Geral da ONU, o espaço é amplo, sem galerias nem mezanino: há mesas e cadeiras e todos os presentes se sentam virados para o púlpito e para os telões. O Parlamento britânico, por sua vez, é estreito, com galerias, e é dividido em dois lados, nos quais os membros ficam frente a frente.


Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. Jornal Nacional
3. BBC News Brasil




Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.