🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que balão com foto de Lula caiu sobre presídio

Por Luiz Fernando Menezes

26 de abril de 2021, 17h39

Trata-se de uma montagem a foto que circula nas redes sociais de um balão com imagem do rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pendurada caindo sobre uma penitenciária (veja aqui). No registro original, feito pela TV TEM em 2017, não há qualquer objeto em cima do presídio, que fica em Lavínia (SP). A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo) também negou que um balão tenha caído nas instalações.

Posts com a imagem digitalmente modificada e sem o devido contexto foram classificados por Aos Fatos com o selo FALSO. No Facebook, o conteúdo enganoso acumulava ao menos 1.500 compartilhamentos nesta segunda-feira (26) e foi sinalizado como desinformação na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


Soltaram um balão com a foto do Lula, e acredite se quiser, caiu dentro de um presídio de segurança máxima.

É uma montagem a foto que mostra um balão caindo sobre um presídio com a imagem do ex-presidente Lula. No registro original, veiculado em 2017 em reportagem da TV TEM sobre conflito entre detentos e agentes na penitenciária de Lavínia (SP), não há nenhum objeto no céu. As postagens checadas insinuam que a queda teria sido uma coincidência após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter retirado as condenações contra o petista.

Como pode ser visto na comparação abaixo, há diversos indícios que mostram que a peça de desinformação utiliza uma imagem editada: é possível ver a logo da TV TEM no canto inferior direito da foto, as nuvens e a grama são idênticas e um monte de terra que aparece próximo à penitenciária também possui as mesmas características.


Montagem. Comparação entre imagem editada (foto superior) e imagem da TV TEM (foto inferior).

Em nota enviada ao Aos Fatos, a SAP-SP também negou a informação: “não houve ocorrência de queda de balão nas quatro unidades prisionais situadas em Lavínia”.

Referências:

1. G1


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.