É falso que arcebispo de Aparecida foi exonerado pelo Papa Leão 14

Compartilhe

Não é verdade que o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, foi exonerado pelo Papa Leão 14. Além de não haver nenhum registro similar nos canais oficiais do Vaticano, a alegação foi desmentida pelo Santuário Nacional de Aparecida.

As peças enganosas acumulavam 5.000 compartilhamentos no Facebook, 2.600 curtidas no Instagram e centenas de visualizações no TikTok e no Threads até a tarde desta quinta-feira (23).

O Papa exonera o bispo de Aparecida

A imagem mostra uma publicação com duas fotografias de religiosos católicos. À esquerda está o papa Leão 14, homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e vestes litúrgicas vermelhas, segurando um papel e um microfone. À direita, há uma imagem do arcebispo Dom Orlando Brandes usando mitra e paramentos brancos e azuis. O texto sobreposto traz frases em diferentes cores e tamanhos, incluindo expressões como ‘O papa exonera o arcebispo de Aparecida!’, ‘Esquerdista!!’ e ‘Comunista!!’, além de outras mensagens relacionadas à Igreja Católica.

Posts nas redes mentem ao afirmar que o Papa Leão 14 exonerou Dom Orlando Brandes, arcebispo da arquidiocese de Aparecida (SP). Além de Aos Fatos não ter encontrado nenhum registro similar no portal oficial do Vaticano, o boato foi desmentido pelo Santuário Nacional de Aparecida.

Em nota à reportagem, a arquidiocese afirmou que diariamente são publicadas no boletim da sala de imprensa do Vaticano as movimentações de religiosos ao redor do mundo, realizadas a partir da orientação do Papa. A reportagem não encontrou nenhum registro recente relacionado a Brandes, nomeado arcebispo em 2016.

Também não foram localizadas notícias na imprensa ou no site da Santa Sé sobre a suposta substituição do arcebispo por outro religioso.

Em 2023, Brandes aceitou permanecer como arcebispo de Aparecida até 2026, quando completa 80 anos, em atendimento a um pedido feito pelo então Papa Francisco.

O Código de Direito Canônico estabelece que os arcebispos devem apresentar uma renúncia obrigatória aos 75 anos. Porém, é reservada ao papa a recusa dessa renúncia.

As peças de desinformação atribuem a suposta exoneração de Brandes a um posicionamento político à esquerda. Em 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo pediu que políticos aprovassem leis “favoráveis aos pobres”. Em sermões realizados em anos anteriores, o arcebispo chamou a direita de “violenta e injusta” e se posicionou contra as armas e as “fake news”.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela Reuters, o UOL Confere e a Agência Lupa.

O caminho da apuração

A reportagem entrou em contato com o Santuário Nacional de Aparecida e consultou comunicados oficiais da arquidiocese e do Vaticano para verificar se houve alguma mudança recente relacionada a Dom Orlando Brandes.

Além disso, Aos Fatos analisou registros de nomeações e exonerações disponíveis no site do Vaticano e em veículos de imprensa especializados em assuntos religiosos. Por fim, foram cruzadas informações de diferentes fontes para confirmar a veracidade das alegações sobre o arcebispo.

Compartilhe

Leia também

falsoSite que promete indenização para quem comprou produtos Ypê é golpe

Site que promete indenização para quem comprou produtos Ypê é golpe

falsoÉ falso que Ypê anunciou recorde de vendas após suspensão da Anvisa

É falso que Ypê anunciou recorde de vendas após suspensão da Anvisa

falsoÉ falso vídeo que mostra combatente brasileiro capturado na Ucrânia

É falso vídeo que mostra combatente brasileiro capturado na Ucrânia

fátima
Fátima