É falso que EUA vazaram imagens do 8 de Janeiro que mostram armação de Lula

Compartilhe

Não é verdade que o governo americano vazou imagens que comprovam que o 8 de Janeiro foi uma farsa armada pelo presidente Lula (PT). As peças de desinformação compartilham imagens de câmeras de segurança que são conhecidas desde 2023. Os registros mostram a depredação do Planalto por volta das 15h — horário em que, de fato, começaram os ataques.

As peças enganosas somavam centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (18). Esta desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Vazaram mais imagens. Lula armou a invasão para incriminar os patriotas. Não se sabe como ocorreu o vazamento desse vídeo e de que fonte veio, mas o fato é que ele se encontra em poder do serviço de inteligência dos Estados Unidos, que acabou de vazar para o mundo a trama sórdida meticulosamente urdida e executada.

Print de post que difunde imagem de câmara de segurança do Palácio do Planalto às 15h31 de 8 de janeiro de 2023. A filmagem mostra um vândalo entrando no salão Oeste. O local está repleto de cadeiras pretas e com as janelas fechadas. Legenda diz: ‘Pra quem ainda duvida. Mande para o mundo! Vândalos do salão Oeste 15:31. Vazaram mais imagens. Lula armou a invasão para incriminar os patriotas’.

Posts têm compartilhado imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto exibidas pela imprensa desde 2023 como se fossem registros vazados pela CIA, agência de inteligência americana. Segundo as peças de desinformação, os registros provariam que os atos de vandalismo do 8 de Janeiro foram uma armação de Lula.

Por meio de busca na imprensa e no site da CIA, Aos Fatos não localizou qualquer notícia sobre a divulgação de novas imagens do 8 de Janeiro. Também não foi encontrada qualquer menção sobre uma eventual responsabilidade de Lula nos ataques.

Nos vídeos compartilhados pelas peças enganosas é possível ver a marca d’água do Poder360. A maioria dos registros faz parte de um acervo de 216 horas disponibilizado pelo veículo no YouTube em novembro de 2023.

Tanto as imagens quanto a cronologia dos ataques descrita no relatório de Ricardo Cappelli, que foi interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, mostram que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começaram a marchar em direção à Esplanada dos Ministérios por volta das 13h.

A contenção feita pela Polícia Militar do Distrito Federal foi rompida às 14h43 pelos golpistas, que partiram em direção ao Congresso e demais setores da Esplanada. O horário coincide com o início dos ataques informados, por exemplo, pela Câmara dos Deputados ao jornal O Estado de S. Paulo.

Já o primeiro horário que aparece nas imagens compartilhadas pelas peças enganosas é 15h31, quando vândalos aparecem depredando instalações do setor oeste do Palácio do Planalto. As cenas de vandalismo também foram registradas pela CNN Brasil perto desse horário.

Os golpistas começaram a ser expulsos pelas forças policiais por volta das 17h30, como registrado tanto pela imprensa quanto pela cronologia do Senado. Os ataques, porém, continuaram nas áreas internas e externas do Congresso até por volta das 18h.

É recorrente a tática de apoiadores de Bolsonaro de alegar que os atos golpistas de 8 de Janeiro foram fruto da ação de opositores infiltrados. Não há, no entanto, qualquer indicativo de que isso seja verdade.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou informações na imprensa, no site da CIA e no relatório final do governo do Distrito Federal sobre os fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Referências

  1. YouTube (1 e 2)
  2. Scribd
  3. g1
  4. O Estado de S.Paulo
  5. UOL
  6. Senado
  7. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima