É falso diálogo de Manuela D’Ávila e Bolsonaro sobre aborto

Compartilhe

Não é real o diálogo que circula nas redes sociais (veja aqui) entre a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o aborto ser a saída para “não criar filho de vagabundo”. Aos Fatos não localizou registros de falas semelhantes e a falsa conversa foi publicada originalmente como meme em 2018.

O diálogo fictício viralizou inicialmente em maio de 2018, durante a pré-campanha, mas voltou a ser compartilhado nas redes nesta semana. No Facebook, publicações recentes reuniam ao menos 6.000 compartilhamentos nesta sexta-feira (15) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Circula nas redes sociais um diálogo falso no qual Manuela D’Ávila teria dito que o aborto seria a “única saída para não criar filho de vagabundo sozinha” e Jair Bolsonaro respondido que também seria uma saída “não dar para vagabundo”. Aos Fatos não encontrou nenhum registro de declaração semelhante nas redes sociais da ex-deputada (Facebook, Twitter e Instagram), na imprensa ou nas notas taquigráficas da Câmara dos Deputados no período em que Manuela foi colega de Jair Bolsonaro, entre 2007 e 2015.

Também não há indícios nas redes sociais de que o presidente tenha dito a frase destacada nas peças (Facebook, Twitter e Instagram). Aos Fatos também não encontrou a frase nas quatro vezes em que Bolsonaro falou sobre aborto na Câmara no período em que ele e Manuela foram parlamentares.

O falso diálogo teve origem em uma montagem publicada por uma página de memes em maio de 2018 que foi, inclusive, desmentida pela então pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB em seu perfil oficial no Facebook.

A mesma peça de desinformação circulou inicialmente durante as eleições de 2018, quando foi desmentida pelo Boatos.org e pelo Observatório de Fake News da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A alegação, no entanto, voltou a viralizar nas redes recentemente após o presidente Bolsonaro ter enviado ao Congresso, nesta quarta-feira (21), um projeto de lei que cria o “Dia Nacional do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto”.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima