🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falsa imagem em que Lula segura estátua de Baphomet

Por Bruna Leite

7 de outubro de 2022, 15h29

Uma imagem foi manipulada digitalmente para adicionar uma estátua da entidade pagã Baphomet nas mãos do ex-presidente e candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, e simular uma reportagem do G1 (veja aqui). O site jamais publicou tal reportagem, e a foto original mostra Lula segurando um boneco dele próprio.

A publicação com o conteúdo enganoso acumulava, até esta sexta-feira (7), centenas de compartilhamentos no Facebook e também circula por encaminhamentos no WhatsApp (fale com a Fátima).

Selo falso

É real imagem onde ex-presidente Lula segura estátua de bafomé

Imagem simula reportagem do G1 jamais publicada com a alegação falsa de que Lula segura estátua da entidade pagã Baphomet

Postagens que circulam nas redes sociais simulam uma reportagem do G1, site de notícias do Grupo Globo, para dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu segurando uma estátua da entidade pagã Baphomet, o que é falso. Em nota, o portal negou que tenha publicado tal reportagem. A imagem original foi publicada no Twitter do ex-presidente em 6 de outubro de 2021, e mostra Lula segurando um boneco que representa a si próprio.

Boa noite do Lula com seu mais novo Lulinha (na sarrada)! #equipeLula

📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/GJmGKAJr21

Uma pesquisa avançada no Google com os termos “Lula” e “estátua bafomé”, não foi encontrado nenhum conteúdo publicado pelo portal de notícias sobre o tema. Na página institucional do G1, também não consta nenhuma repórter ou editora com o nome de “Ana Feynman”.

A reprodução falsa também contém erros que não condizem com o manual de redação do portal. Na postagem desinformativa, foi descrito como “igreja” o espaço para a devoção à divindade, quando o termo correto a ser aplicado é “templo”. O nome da entidade pagã, Baphomet, também está escrito errado, com letra minúscula no início e o fonema “fo” com “f” em vez de “ph”.

Desde o último fim de semana, o Radar Aos Fatos monitora um aumento expressivo de publicações relacionando os candidatos à presidência da República a entidades satanistas.

Esta checagem também foi feita pela Lupa.

Referências:

1. Twitter
2. G1 (1 e 2)
3. BBC
4. Aos Fatos
5. Lupa


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.