É falsa decisão atribuída ao STF para proibir Bolsonaro de decretar intervenção militar

Compartilhe

Não é verdadeiro o documento que circula nas redes sociais (veja aqui) que atribui ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes uma decisão que impediria o presidente Jair Bolsonaro de decretar uma intervenção militar no país. Com erros de português, o texto cita um inquérito inexistente e foi desmentido pela corte.

A peça de desinformação acumulava, até a tarde desta quarta-feira (5), centenas de compartilhamentos no Facebook, onde foram sinalizadas com o selo FALSO na ferramenta da rede social (saiba como funciona). O conteúdo também circula no Telegram e no WhatsApp, redes sociais que não permitem estimar com precisão a viralização da desinformação.


Em sumo, DECIDO então as seguintes medidas: ATO 1. O presidente da república fica desautorizado e proibido de decretar INTERVENÇÃO MILITAR em qualquer poder da UNIÃO e poderes das unidades da federação impedindo sua autonomia.

O ministro do STF Alexandre de Moraes não proferiu uma decisão monocrática para impedir o presidente Jair Bolsonaro de decretar uma intervenção militar no país. O documento com esse teor que circula em posts nas redes sociais é falso.

O texto enganoso afirma que a decisão teria como base o Inquérito 6.897, mas essa investigação não existe, como atestam buscas no site oficial da corte. Outros indícios indicam a falsidade do documento: erros de português (“cumpra-se está decisão”, “inpetro” e “em sumo”, por exemplo) e trechos incorretos do regimento interno do STF (o artigo 314 não tem os incisos 8 e 9).

Em nota publicada nesta segunda-feira (3), o STF também desmentiu a veracidade do conteúdo que circula nas redes sociais.

Além disso, a proibição prevista no documento não teria respaldo constitucional. A Carta não prevê que o presidente pode decretar intervenção militar contra os outros Poderes, o Congresso Nacional e o STF, como Aos Fatos já mostrou. As intervenções previstas no artigo 34 da Constituição precisam antes do aval dos congressistas.

O Boatos.org também checou esta peça de desinformação.

Referências

  1. STF (1, 2 e 3)
  2. Aos Fatos
  3. Senado Federal

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo não mostra comemoração pelo fim da escala 6x1

Vídeo não mostra comemoração pelo fim da escala 6x1

falsoÉ falso que PF encontrou malas de dinheiro de Vorcaro na sede do PT da Bahia

É falso que PF encontrou malas de dinheiro de Vorcaro na sede do PT da Bahia

falsoÉ falso que café vendido no Brasil terá fórmula que causa calvície

É falso que café vendido no Brasil terá fórmula que causa calvície

fátima
Fátima