🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falsa capa da Veja que diz que Moro enganou milhões de brasileiros

Por Luiz Fernando Menezes

7 de outubro de 2019, 15h10

Não é verdade que a revista Veja publicou uma reportagem com destaque na capa na qual afirma que o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) enganou milhões de brasileiros (veja aqui). A imagem difundida com a peça de desinformação é uma montagem feita com base na capa da última edição da publicação, que tem como manchete uma entrevista feita com Moro. O texto original que aparece na chamada é uma das falas do ministro: “Brasília é cheia de intrigas”.

A capa falsa foi publicada por perfis pessoais no Facebook, onde já somava ao menos 4.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (7). Todas as publicações com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Circula nas redes sociais uma imagem de uma suposta capa da revista Veja que mostra o ministro Sergio Moro e uma manchete que diz que ele enganou milhões de brasileiros. A imagem, no entanto, é uma montagem. A edição 2.655 da revista, que chegou às bancas neste fim de semana, traz de fato uma foto de Moro, mas com o título: “Brasília é cheia de intrigas”. Abaixo, à esquerda, está a imagem editada e, à direita, a versão original da revista.

A reportagem de capa da última edição da publicação é uma entrevista com Moro, na qual ele afirma que não houve nenhum excesso por parte da Operação Lava Jato e que não há ilegalidades nos conteúdos das mensagens publicadas por The Intercept Brasil. Segundo o ministro, só quem está do outro lado da lei que o considera um “vilão”.

Referências:

1. Veja

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.