É falsa capa da Veja que diz que Moro enganou milhões de brasileiros

Compartilhe

Não é verdade que a revista Veja publicou uma reportagem com destaque na capa na qual afirma que o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) enganou milhões de brasileiros (veja aqui). A imagem difundida com a peça de desinformação é uma montagem feita com base na capa da última edição da publicação, que tem como manchete uma entrevista feita com Moro. O texto original que aparece na chamada é uma das falas do ministro: “Brasília é cheia de intrigas”.

A capa falsa foi publicada por perfis pessoais no Facebook, onde já somava ao menos 4.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (7). Todas as publicações com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Circula nas redes sociais uma imagem de uma suposta capa da revista Veja que mostra o ministro Sergio Moro e uma manchete que diz que ele enganou milhões de brasileiros. A imagem, no entanto, é uma montagem. A edição 2.655 da revista, que chegou às bancas neste fim de semana, traz de fato uma foto de Moro, mas com o título: “Brasília é cheia de intrigas”. Abaixo, à esquerda, está a imagem editada e, à direita, a versão original da revista.

A reportagem de capa da última edição da publicação é uma entrevista com Moro, na qual ele afirma que não houve nenhum excesso por parte da Operação Lava Jato e que não há ilegalidades nos conteúdos das mensagens publicadas por The Intercept Brasil. Segundo o ministro, só quem está do outro lado da lei que o considera um “vilão”.

Referências

  1. Veja

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas