Publicações nas redes sociais enganam ao veicular como se fosse atual notícia sobre uma pesquisa de dezembro de 2019 que indicava que o presidente Jair Bolsonaro (PL) era mais bem avaliado que seus antecessores Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) (veja aqui). No levantamento mais recente do Ipespe, o atual mandatário recebeu avaliação pior em relação aos três ex-presidentes.
Postagens com o falso contexto acumulavam ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (26).
Não é recente, mas de dezembro de 2019, a notícia publicada pelo site Poder360 com o título “Mais brasileiros acham Bolsonaro melhor que FHC, Lula e Dilma, diz pesquisa”, diferentemente do que sustentam as postagens checadas.
O levantamento do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) daquele época apontava que o índice de aprovação popular do presidente Jair Bolsonaro (PL) era superior aos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) ao fim do primeiro ano dos respectivos governos.
Na pesquisa, a gestão Bolsonaro foi considerada melhor que a de FHC por 45% dos entrevistados; que a de Lula por 43%; e por 48% em relação a Dilma. Em todas as comparações, a avaliação “melhor” superou as “igual” e “pior”.
De lá pra cá, entretanto, a avaliação positiva do atual presidente ante os antecessores se deteriorou. No levantamento mais recente do Ipespe, de dezembro de 2021, 32% achavam o governo Bolsonaro melhor que o de FHC; 27% o preferiram em relação à gestão Lula; e 34% ante a de Dilma.
A reprodução da manchete do Poder360 foi publicada primeiro em janeiro de 2020, um mês após a publicação da pesquisa, mas voltou a ser compartilhada recentemente sem a indicação de que era uma informação antiga.
Eleição. Além de a pesquisa estar descontextualizada, a peça ainda erra ao relacionar os dados levantados com a eleição de 2022. O levantamento de 2019 apresentou análises de popularidade dos governos, sem traçar cenários para a eleição deste ano.
Já a pesquisa de dezembro de 2021 pôs Bolsonaro atrás de Lula em dois cenários, quando apresentados os nomes dos candidatos. O petista supera o presidente por 44% a 24% das intenções de voto em um deles, e por 43% a 23% no outro.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.