🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É de 2018 vídeo que mostra invasão a escola na Bahia

Por Luiz Fernando Menezes

14 de abril de 2023, 15h04

Um vídeo em que alunos tentam expulsar um homem de uma escola é de 2018 e não tem relação com os recentes ataques a unidades de ensino no Brasil. As imagens, compartilhadas nas redes como se fossem de um atentado, foram gravadas em agosto de 2018, quando um jovem invadiu um colégio estadual de Salvador (BA) e jogou cadeiras nos estudantes. Ninguém ficou ferido.

O vídeo descontextualizado acumula ao menos 70 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (14).


Selo falso

Homem foi fazer um massacre na Bahia e acabou perseguido por alunos.

Vídeo de alunos jogando cadeiras em invasor foi gravado em 2018, não recentemente

Publicações nas redes sociais têm usado um vídeo gravado em 2018 para sugerir que houve um atentado recente a uma escola na Bahia. As imagens foram registradas em agosto daquele ano, quando um jovem invadiu um colégio estadual em Salvador, depredou móveis e atirou cadeiras em alunos. O agressor, que sofria de transtornos mentais, foi preso. Ninguém ficou ferido.

Dois dias depois, estudantes fizeram um protesto por melhorias na segurança da instituição. Segundo os alunos, a escola possuía apenas um vigilante na portaria. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no entanto, alegou que todos os colégios são acompanhados por meio de um centro de monitoramento.

O vídeo descontextualizado tem sido compartilhado por usuários e páginas de fofoca na esteira de outras publicações enganosas sobre supostos ataques a escolas em São Paulo, Pará e Espírito Santo. O Aos Fatos preparou um guia sobre o que fazer ao se deparar com esse tipo de conteúdo nas redes.

Referências:

1. Correio 24 Horas
2. G1
3. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.