🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É de 2017 vídeo que mostra recepção a Bolsonaro em aeroporto de Belo Horizonte

Por Marco Faustino

7 de dezembro de 2021, 16h20

Não é recente o vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) sendo recepcionado por apoiadores no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), como sugerem postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro foi gravado em janeiro de 2017 e publicado naquela época na página de Facebook do então deputado federal.

Postagens com o vídeo sem o devido contexto reuniam ao menos 5 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (7).


Selo distorcido

Postagens nas redes sociais enganam ao sugerir que seria recente uma recepção de apoiadores a Jair Bolsonaro no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), em 2017. O vídeo compartilhado é um trecho de uma live feita pelo então deputado federal, em 19 de janeiro daquele ano, e publicada na época em seu perfil no Facebook.

Na gravação, é possível escutar o refrão “Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos Bolsonaro presidente do Brasil”, o que também denota se tratar de um registro antigo. Na ocasião, Bolsonaro foi à capital mineira para uma formatura de policiais militares no ginásio do Mineirinho.

O vídeo voltou a ser compartilhado fora de contexto em 1º de dezembro de 2021, quando Bolsonaro cumpriu agenda em Brasília (DF) e em Anápolis (GO). Neste dia, o presidente participou ainda de uma cerimônia comemorativa da Aeronáutica.

Aos Fatos checou vídeos antigos de Bolsonaro sendo recebido calorosamente em aeroportos que foram compartilhados como se fossem recentes em pelo menos outras três ocasiões (confira aqui, aqui e aqui).

Referências:

1. Facebook
2. Hoje em dia
3. Governo Federal
4. Força Aérea Brasileira
5. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.