É antigo vídeo em que aliado de Trump diz que algo ‘muito importante’ ocorrerá no Brasil

Compartilhe

É antigo o vídeo que mostra um suposto conselheiro de Donald Trump falando que algo “muito importante” aconteceria no Brasil. A gravação, que voltou a circular no contexto da visita de uma comitiva americana ao país, foi feita nos Estados Unidos em janeiro deste ano e registra Jim Pfaff, presidente de uma organização conservadora. Na ocasião, Pfaff se referia à posse de Trump, que ocorreria no dia seguinte.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 20 mil visualizações no Kwai e 8.500 curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (7). Os posts falsos ainda alcançaram centenas de compartilhamentos no Facebook.

Urgente. Conselheiro de Trump diz a Bolsonaro: o que vai acontecer amanhã será muito importante. Veja o vídeo!

Print de post no Instagram mostra no topo da imagem um aviso em destaque com fundo vermelho e letras brancas dizendo: ‘URGENTE’. Abaixo, em letras brancas sobre fundo preto, lê-se: ‘Conselheiro de Trump diz a Bolsonaro:’. No centro da imagem, aparece uma cena em que vários homens estão reunidos, alguns de terno e gravata. Um homem à esquerda, branco, usando um terno escuro e uma camisa branca, de grande estatura, está falando, enquanto os demais observam. Ao seu lado está o deputado federal brasileiro Marcel Van Hattem (Novo-RS) — homem branco, de cabelos loiros, usando um suéter preto. Na parte inferior, o texto segue: ‘o que vai acontecer amanhã será MUITO importante. VEJA O VÍDEO!’.

Posts nas redes têm compartilhado como se fosse recente um vídeo gravado em janeiro no qual Jim Pfaff, presidente da organização de lobby The Conservative Caucus, afirma que algo “muito importante” aconteceria no Brasil no dia seguinte. O registro voltou a circular nas redes após a chegada de uma comitiva do governo Trump ao país, na última segunda-feira (5).

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou um registro do vídeo publicado no TikTok em 20 de janeiro deste ano. Notícias na imprensa brasileira destacam que a gravação foi feita nos EUA no dia anterior, durante um encontro entre o apoiador de Trump e parlamentares brasileiros que viajaram para acompanhar a posse do republicano.

As peças enganosas também omitem que, ao mencionar que algo “muito importante” aconteceria “amanhã”, Pfaff se referia à posse de Donald Trump, que ocorreu no dia seguinte ao encontro. Em sua fala, o conservador também disse se preocupar com a democracia brasileira e revelou o desejo de que Bolsonaro fosse candidato nas próximas eleições.

Na última segunda-feira (5), desembarcou no Brasil uma comitiva liderada por David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado do governo americano. O objetivo da delegação, segundo a embaixada dos EUA, é discutir programas de enfrentamento ao terrorismo e ao tráfico de drogas. Não há indícios de que Pfaff integre o grupo.

No mesmo dia em que chegou ao país, um dos membros da comitiva, o conselheiro sênior para assuntos do Hemisfério Ocidental no Departamento de Estado dos EUA, Ricardo Pita, se reuniu com Bolsonaro em Brasília. Os temas discutidos na reunião não foram divulgados.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e encontrou uma versão do vídeo publicada no TikTok em 20 de janeiro deste ano.

A reportagem identificou que o homem que aparece na gravação é Jim Pfaff, presidente de uma organização conservadora americana, e que a cena retrata seu encontro com um grupo de parlamentares brasileiros que foram aos EUA acompanhar a posse do republicano.

Para contextualizar a verificação, também consultamos notícias publicadas pela imprensa sobre a chegada da comitiva do governo Trump, que desembarcou no Brasil na última segunda-feira (5).

Compartilhe

Leia também

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

falsoÉ falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

É falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

falsoLula não se recusou a falar com morador de comunidade em SP

Lula não se recusou a falar com morador de comunidade em SP

fátima
Fátima