Vídeo usa dublagem falsa de Musk como se fosse resposta a Janja

Compartilhe

Não é verdade que o empresário Elon Musk comentou recentemente em um podcast os xingamentos proferidos contra ele pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, em um painel do G20 Social, em novembro deste ano. As publicações enganosas inserem uma dublagem falsa na gravação original de Musk, feita em 2023 — antes, portanto, da ofensa de Janja.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,5 milhão de visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (27). Alcançaram 57 mil espectadores no YouTube e ainda circulam no Facebook.

Elon Musk fala sobre ataques de Janja durante podcast. Brasil merece líderes melhores.

Post engana ao inserir uma dublagem com falsa tradução da participação do empresário Elon Musk em um podcast gravado em 2023 como se ele tivesse feito comentários sobre ofensas de Janja contra ele no G20

Um vídeo antigo com dublagem falsa tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse um comentário feito por Elon Musk sobre as ofensas proferidas contra ele por Janja durante o Cria G20, que aconteceu no G20 Social, no último dia 16. O conteúdo enganoso insere uma suposta tradução para o português em que o bilionário chama o comportamento da primeira-dama de “antiético” e “desnecessário”.

Aos Fatos encontrou o vídeo original por meio de uma busca reversa de imagens e constatou que o registro completo foi publicado no YouTube no dia 27 de junho deste ano. A gravação da participação do empresário no podcast Joe Rogan Experience (veja abaixo), no entanto, aconteceu no dia 30 de outubro de 2023, e a versão em áudio está disponível no Spotify desde o dia 31 de outubro do mesmo ano.

Na ocasião, Musk comentava sobre suas empresas SpaceX e Tesla. No trecho usado pelas peças falsas, o bilionário respondia a uma pergunta sobre como são escolhidos os locais para os lançamentos da SpaceX. Em nenhum momento, entretanto, há qualquer menção a Janja ou ao Brasil.

É fato, no entanto, que após o episódio protagonizado pela primeira-dama no G20, o empresário se pronunciou em duas ocasiões por meio de mensagens publicadas em sua conta no X (veja aqui e aqui). Em uma delas, Musk comenta “eles perderão a próxima eleição”, em referência ao atual governo brasileiro, considerado de esquerda por ele (veja abaixo).

Essa não é a primeira peça enganosa envolvendo a troca de farpas entre Janja e Musk. Aos Fatos já desmentiu outra postagem que usava uma falsa dublagem com supostas críticas do empresário às ofensas feitas pela primeira-dama. Outra postagem falsa afirmava que o presidente Lula, em entrevista, teria apoiado os ataques da esposa ao dono do X.

A peça de desinformação com a dublagem falsa de Musk também foi verificada pela AFP.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e identificou que o vídeo usado nas peças enganosas foi retirado de um podcast gravado em outubro de 2023 com a participação de Musk. Na ocasião, o dono da SpaceX e da Tesla falou sobre seus negócios. A gravação aconteceu antes do G20 Social.

Referências

  1. g1
  2. YouTube (PowerfulJRE)
  3. Spotify
  4. X (Elon Musk) (1 e 2)
  5. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta