🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Discurso de Bolsonaro na ONU provoca aumento de críticas ao governo por atuação nas queimadas

Por Bruno Fávero

25 de setembro de 2020, 12h42

No relatório desta semana, o Radar Aos Fatos segue acompanhando o debate nas redes sobre o aumento das queimadas nos biomas brasileiros. (inscreva-se aqui para receber o relatório completo todas as semanas). O assunto vinha perdendo engajamento, mas voltou a crescer depois que foi um dos temas abordados pelo presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na terça-feira (22).

Uma análise de dados do Facebook e do Twitter indica que, pelo menos nas redes, o efeito do discurso foi negativo para o mandatário brasileiro.

Primeiro, porque suas tentativas de responsabilizar índios e caboclos pelos incêndios ou de apontar para interesses internacionais "escusos" por trás das denúncias ambientais das queimadas pouco ressoaram nas duas redes. Como já vinha acontecendo antes de terça, esse tipo de narrativa "negacionista" continuou sendo minoritária no debate sobre as queimadas.

Segundo, porque, depois do discurso, as críticas diretas ao governo Bolsonaro aumentaram acentuadamente no contexto do debate ambiental. De 7 a 20 de setembro, posts críticos à administração somaram entre 5% e 23% do engajamento total da discussão sobre as queimadas, dependendo da rede e do período analisados. Já na terça, dia do evento na ONU, esse número chegou a 38% no Twitter e a 41% no Facebook.

Faça o dowload do relatório completo abaixo:


Este conteúdo foi enviado nesta sexta-feira (25) por meio da newsletter Radar Aos Fatos e estará disponível gratuitamente nesse formato até o fim de setembro, quando passará a ser premium. Para receber os relatórios reservados como degustação, além de dados estruturados desse monitoramento, cadastre-se aqui.

sobre o

Radar Aos Fatos faz o monitoramento do ecossistema de desinformação brasileiro e, aliado à ciência de dados e à metodologia de checagem do Aos Fatos, traz diagnósticos precisos sobre campanhas coordenadas e conteúdos enganosos nas redes.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.