Dilma só teve maioria de votos contra impeachment na Câmara em 3 estados

Compartilhe

Três estados apoiaram Dilma Rousseff na votação deste domingo (17) para a instauração do processo de impeachment. Depois de naufragar com 367 votos a favor da abertura de procedimento e 137 contra, a presidente estará agora sob o escrutínio do Senado.

Somente Bahia, Ceará e Amapá tiveram mais deputados a favor da presidente, fazendo com que o não perdesse força e encerrasse o dia com apenas 137 votos — frente aos 172 necessários para barrar o impeachment. Nesses estados, em 2014, Dilma conseguiu sua eleição com ampla vantagem sobre seu adversário à época, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). (Veja tabela com as votações de 2014.)

Fonte: Câmara dos Deputados

O sim veio com força desde o começo da votação e arrematou a maioria dos deputados em 22 estados ao longo das mais de 6 horas de sessão, totalizando 367 votos. Houve apenas sete abstenções e duas ausências, que mudariam pouco o cenário para qualquer lado.

2014 e 2016. O Maranhão, que foi o estado com o maior apoio a Dilma nas últimas eleições presidenciais (79% dos votos válidos), deu 10 de seus 18 votos favoráveis ao impeachment.

Outro estado que votou majoritariamente em Dilma em 2014, o Amazonas viu seus representantes apoiarem unanimemente a abertura do processo de impeachment. Foram oito votos contra a presidente na votação deste domingo. Rondônia também votou 100% contra o Planalto.

Nos maiores colégios eleitorais do país, Dilma perdeu bastante apoio. Se em 2014 havia vencido as eleições graças ao Rio de Janeiro (55% dos votos válidos) e Minas Gerais (52%), teve, respectivamente, apenas 11 de 46 votos e 12 de 53 votos a seu favor.

Em São Paulo, rincão oposicionista e estado do vice-presidente Michel Temer, foram computados 57 votos pelo impeachment de um total de 70 deputados.

Fonte: Câmara dos Deputados

Compartilhe

Leia também

falsoCruz invertida é referência à crucificação de São Pedro, não ritual satânico no velório do papa

Cruz invertida é referência à crucificação de São Pedro, não ritual satânico no velório do papa

falsoTrump não criticou Moraes por intimar Bolsonaro na UTI

Trump não criticou Moraes por intimar Bolsonaro na UTI

falsoGoverno Lula não anunciou que idade mínima para aposentadoria será de 78 anos

Governo Lula não anunciou que idade mínima para aposentadoria será de 78 anos