🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Dilma não confundiu John Lennon com Elvis Presley no Instagram; legenda é falsa

Por Luiz Fernando Menezes

13 de fevereiro de 2019, 17h02

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não confundiu John Lennon com Elvis Presley em uma publicação no Instagram. Posts que circulam nas redes sociais trazem uma montagem que adultera a legenda da petista para uma foto dela ao lado de estátua do músico dos Beatles no pub Cavern Club, em Liverpool. Na postagem original, de 13 de julho de 2018, ela diz “hoje é dia de rock, bebê!”, não “me senti pertinha do Elvis”, como consta na peça de desinformação.

A montagem apareceu primeiro nas redes sociais dias após a publicação de Dilma no Instagram, no ano passado. Agora, o conteúdo enganoso voltou a ganhar força no Facebook, e posts que o reproduzem já atingiram mais de 3.000 compartilhamentos. Todas essas publicações foram classificadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Dilma Rousseff: Me senti pertinha do Elvis!!!

A imagem, publicada originalmente no Instagram oficial da ex-presidente em 13 de julho de 2018, trouxe, na verdade, a legenda “Hoje é dia de rock, bebê”. As hashtags usadas por Dilma Rousseff (#johnlennon #cavernclub #liverpool) também deixam claro que ela sabia se tratar de uma estátua em homenagem ao beatle no pub Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra. A foto de perfil usada na montagem também não é a mesma da ex-presidente, que tem conta verificada na rede social.

A montagem enganosa tem sido reproduzida nas redes sociais desde julho do ano passado, dias após a publicação original de Dilma, que também celebrava o Dia Mundial do Rock (13 de julho).

Procurada por Aos Fatos nesta quarta-feira (13), a assessoria de Dilma disse lamentar “a perseguição com a ex-presidente”.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.