Posts tiram de contexto denúncia de assédio contra ex-diretor da Record para acusar Datena

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo mostra uma ex-funcionária da Band denunciando o candidato a prefeito de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) por assédio sexual. A jornalista que aparece nas imagens é Rhiza Castro, ex-apresentadora da Record, e o alvo da acusação, que não tem seu nome revelado na gravação, é o ex-diretor da emissora Thiago Feitosa.

A gravação acompanhada da legenda enganosa soma milhares de visualizações no TikTok e também circula no Facebook e no Kwai.

Bruna, ex jornalista da Band acusa Datena de abuso sexual

Vídeo da jornalista Rhiza Castro circula com legenda enganosa que diz 'Bruna, ex-jornalista da Band acusa Datena de abuso sexual'

Uma denúncia de assédio sexual feita pela jornalista Rhiza Castro contra um ex-diretor da Record circula nas redes como se fosse direcionada a José Luiz Datena. No vídeo, a ex-apresentadora diz ter sido demitida após levar o caso à área de recursos humanos da emissora e afirma que há um processo criminal em andamento contra o assediador. O caso ocorreu em janeiro de 2023 e o vídeo foi publicado alguns meses depois (veja abaixo).

Apesar de não ter seu nome revelado na gravação que circula nas redes, o homem denunciado por Castro é Thiago Feitosa. O jornalista foi demitido da Record em novembro daquele mesmo ano devido às acusações, publicadas em reportagem da revista piauí.

Em publicação nas redes, Castro desmentiu os posts enganosos e disse nunca ter trabalhado com Datena. “Eu sofri assédio sexual sim, mas do diretor de outra emissora de televisão que NÃO é a Band! Pesquisem antes!”, afirmou.

As peças de desinformação que compartilham o vídeo descontextualizado identificam Castro como Bruna Drews, jornalista que de fato acusou Datena de assédio sexual em 2019. As acusações foram retiradas naquele mesmo ano e não foram registradas em vídeo. Pouco tempo depois, em entrevista ao UOL, Drews disse ter sido pressionada a desistir do caso.

Esta publicação enganosa também foi desmentida pela Lupa.

O caminho da checagem

Aos Fatos identificou o nome de usuário da mulher que aparece fazendo acusações de assédio sexual e constatou que se tratava da jornalista Rhiza Castro. Encontramos o vídeo original em seu perfil no Instagram e recuperamos o contexto da gravação por meio de reportagens publicadas na época pela imprensa.

Também buscamos registros na imprensa sobre a denúncia de assédio feita pela jornalista Bruna Drews contra o candidato José Luiz Datena.

Referências

  1. UOL (1, 2, 3 e 4)
  2. Instagram (@rhizzanacozinha) (1 e 2)
  3. piauí
  4. Folha de S.Paulo

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos