Foi gerado por inteligência artificial um vídeo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declara apoio a Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo. A imagem exibe evidências de alteração, como o movimento artificial dos lábios e da cabeça de Bolsonaro. Duas ferramentas de identificação de IA usadas pelo Aos Fatos detectaram que o vídeo foi manipulado.
Publicações com o conteúdo alterado acumulavam ao menos 90 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (28). As postagens também circulam no X (ex-Twitter) e no Facebook.
Verdade revelada. Agora vai lá e dá um abraço nele. Parabéns, capitão.
Um vídeo gerado por inteligência artificial que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarando apoio à candidatura do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo circula nas redes como se fosse real. O vídeo, no entanto, é uma manipulação.
Por meio de busca reversa e análise nas imagens, Aos Fatos identificou evidências de que o trecho usado para a criação da deepfake do ex-presidente foi retirado de um pronunciamento feito em 2020 sobre a crise do coronavírus (veja aqui).
Evidências observadas pela reportagem no vídeo também confirmam que o conteúdo foi manipulado por IA, como o movimento não natural dos lábios e da cabeça.
A reportagem ainda usou duas ferramentas que detectam potenciais usos de inteligência artificial em vídeos e áudios. Ambas constataram a existência de manipulação.
- A Eleven Labs Speech Classifier constatou que 98% do áudio tem indícios de geração por IA;
- A True Media também identificou evidências de manipulação de imagem e áudio (aqui e aqui).
Aos Fatos procurou na imprensa declarações que pudessem sugerir um suposto apoio de Bolsonaro ao candidato do PRTB, mas não encontrou nenhum registro.
Jair Bolsonaro tem reforçado sua aliança com o atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), que tem como vice o coronel Mello Araújo, do PL.
Essa peça de desinformação também foi verificada pelo Fato ou Fake.
O caminho da checagem
Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e identificou no YouTube um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) similar à imagem usada pelas publicações enganosas. Detalhes como a gravata e um broche mostram que a mesma imagem é, na verdade, a mesma.
Para determinar se houve uso de inteligência artificial, a reportagem recorreu a duas ferramentas que detectaram a manipulação, além de ter identificado os indícios de manipulação no próprio conteúdo.
Aos Fatos também buscou na imprensa registros de possíveis declarações de apoio feitas por Bolsonaro à candidatura de Pablo Marçal (PRTB), mas não encontrou.