Foi gerado por inteligência artificial o vídeo que mostra o presidente Lula (PT) e o ministro do STF Alexandre de Moraes se beijando. O conteúdo foi criado por uma ferramenta capaz de transformar fotos em vídeos. O registro em que se baseiam as peças de desinformação foi feito durante um evento em novembro de 2023 no qual Moraes e Lula se cumprimentam apenas com um abraço.
Publicações com o vídeo enganoso acumulavam 2.000 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (30).
[Vídeo mostra beijo na boca entre Lula e Alexandre de Moraes
Posts nas redes têm compartilhado um vídeo criado por IA que mostra o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes se beijando. Nos comentários, usuários têm tratado o conteúdo como se fosse real e replicado com alegações homofóbicas (veja abaixo).
O conteúdo enganoso foi gerado com o uso da ferramenta Kling.AI, que transforma imagens em vídeos usando inteligência artificial. O nome da ferramenta aparece, inclusive, em uma marca d’água inserida na própria gravação disseminada pelas peças de desinformação.
O vídeo falso foi criado com base nos registros de um evento ocorrido em 21 de novembro de 2023 no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A autoria da imagem é de Ricardo Stuckert, fotógrafo da Presidência.
Na ocasião, Lula entregou a Moraes a condecoração da Ordem do Rio Branco, concedida pelo Itamaraty a pessoas que prestam serviços relevantes ao país. No momento da entrega do prêmio (veja acima), é possível ver que Lula cumprimenta Moraes com um abraço.
O caminho da checagem:
A partir da marca d’água presente no canto inferior direito da imagem, verificamos que o conteúdo foi gerado pela ferramenta Kling.AI.
Por meio de busca reversa, descobrimos ainda que a foto usada como base para gerar o vídeo enganoso foi registrada em novembro de 2023, quando Lula entregou a Moraes a condecoração da Ordem do Rio Branco.