Declarações de Marina à GloboNews são distorcidas em publicação de site

Compartilhe

A postagem “Marina Silva Disse, Na GloboNews, Que 'Nenhum Brasileiro Fica Feliz Ao Ver Lula Preso'”, publicada nesta quarta-feira (1º) pelo site Notícias Brasil Online, distorce declarações da pré-candidata da Rede Sustentabilidade à Presidência da República em entrevista à GloboNews na noite desta terça-feira (31). O conteúdo foi denunciado por usuários do Facebook como potencialmente enganoso (entenda como funciona).

Apesar de ter dito, em referência a Lula, “acho que nenhum brasileiro fica feliz de ver um ex-presidente da República, com a história e a trajetória que tem, na situação em que está”, Marina ressaltou, logo em seguida: “no entanto, a lei é para todos. Não se pode ter dois pesos e duas medidas”. Além de não reproduzir a fala da pré-candidata como foi dita, o Notícias Brasil Online omitiu o último trecho, distorcendo, assim, o sentido original da declaração.

O site também confunde ao dizer que “segundo Marina Silva, ninguém tem o direito de defesa. Cabe ao Estado fazê-lo”. Na verdade, ao comentar propostas que preveem a liberação do porte de armas como solução para o problema da segurança no Brasil, ela afirmou que “o Estado tem o monopólio da violência, o Estado deve cumprir com isso”. E completou: “Então você vai eleger um presidente da República e pagar mais de 30, mais de 34% de impostos que são pagos para o Estado, cerca de 40% passa pelas mãos do Estado, do PIB brasileiro, pra você dizer pro cidadão: ‘agora defenda-se você com sua família’? Isso não é razoável”.

Mesmo com informações distorcidas, o texto espalha-se rapidamente nas redes: já são 42 mil interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) com páginas e usuários do Facebook, segundo dados obtidos por meio da ferramenta Buzzsumo. O post foi distribuído naquela rede social pelas páginas Notícias Brasil Online, Brasil Online, Operação Lava Jato - Apoio ao Juiz Sergio Moro, Por Um Brasil Melhor, Mais Saúde, Menos Corruptos, Movimento Força Brasileira, Por um Brasil Decente, Eu sou o Mito, Direita Elegante, Escapoliu e Jair Bolsonaro Região ABC, de acordo com busca feita pela ferramenta Crowdtangle. Somadas, essas páginas proporcionaram a esse conteúdo, até agora, mais de 5.000 compartilhamentos.

Confira abaixo, em detalhes, o que verificamos.


DISTORCIDO

Marina Silva Disse, Na GloboNews, Que “Nenhum Brasileiro Fica Feliz Ao Ver Lula Preso”

Conhecido difusor de notícias falsas ou distorcidas, o site Notícias Brasil Online agora manipula e tira de contexto declarações da pré-candidata da Rede Sustentabilidade à Presidência da República, Marina Silva, em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (31), para fazer parecer que ela se posicionou contrariamente à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pregou que os brasileiros não tenham direito à legítima defesa.

Sobre Lula, o que a presidenciável da Rede disse, na verdade, foi: “acho que nenhum brasileiro fica feliz de ver um ex-presidente da República, com a história e a trajetória que tem, na situação em que está. No entanto, a lei é para todos. Não se pode ter dois pesos e duas medidas”. O último trecho não consta no texto do site Notícias Brasil Online, que ainda alterou o conteúdo original da parte da declaração que divulgou.

Em seguida, Marina Silva continua: “Não se pode ter um país onde as instituições funcionam de acordo com a conveniência de quem tem popularidade ou de quem tem poder econômico ou de quem tem qualquer tipo de força. A lei deve ser para todos. Então... é triste o que está acontecendo? É! Mas a lei deve ser cumprida com qualquer um.”

Veja abaixo, na íntegra, o trecho em que ela fala de Lula:

Já sobre segurança pública, não é verdade que “segundo Marina Silva, ninguém tem o direito de defesa. Cabe ao Estado fazê-lo”, como sustenta o Notícias Brasil Online. Ao criticar propostas de liberação de armas de fogo, o que ela disse foi: “O Estado tem o monopólio da violência, o Estado deve cumprir com isso. Então você vai eleger um presidente da República e pagar mais de 30, mais de 34% de impostos que são pagos para o Estado, cerca de 40% passa pelas mãos do Estado, do PIB brasileiro, pra você dizer pro cidadão: ‘agora defenda-se você com sua família’? Isso não é razoável”.

Momentos antes, ela afirmou: “quanto mais vem aí as saídas mirabolantes, de que você vai resolver o problema da violência pela força, com cada um agindo em legítima defesa, a gente agrava o problema”. E, depois, acrescentou: “mas o que a gente vê é um debate que agora é cada um por si, agindo em legítima defesa, ou seja, você faz um discurso altamente arrojado e diz pro cidadão: ‘bem, eu faço essa bravata toda e, agora, você se vira com uma arma na mão pra defender a sua propriedade, sua família, seus bens”.

Veja abaixo, na íntegra, o trecho em que constam essas declarações:

Portanto, como inclui informações factualmente corretas, mas retiradas do contexto para dar outra conotação, o post do Notícias Brasil Online foi classificado como DISTORCIDO. Aos Fatos não conseguiu localizar os responsáveis pela página para comentar esta checagem.

Hás duas semanas, o Aos Fatos mostrou que continham informações falsas e distorcidas um artigo reproduzido pelo mesmo site, que falava de ataques de hackers às urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que 91 fuzis apreendidos em megaoperação policial no Rio pertenciam a CACs

É falso que 91 fuzis apreendidos em megaoperação policial no Rio pertenciam a CACs

falsoVídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

Vídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

falsoBeira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

Beira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

fátima
Fátima